Imagens híbridas como instrumento de educação ambiental
Data
2021
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
A educação ambiental constitui temática de destacada relevância nos currículos
escolares, pois propõe a reflexão e a intervenção positiva no sentido de equacionar ou
amenizar a problemática ambiental. Trata-se de ação mediadora constituída de
programas educativos para conscientizar e garantir a qualidade dos recursos naturais
para as gerações futuras. Tomando tal informação como premissa, afirma-se que a
imagem fotográfica constitui excelente instrumento pedagógico com o auxílio do qual
o ensino da educação ambiental poderia se desenvolver de forma mais eficiente e
lúdica. Isso porque a imagem é um signo de comunicação universal, que capta a
atenção dos estudantes, influenciáveis cada vez mais pelos signos icônicos, que
mantêm uma relação de semelhança com a realidade. Esta pesquisa – de
delineamento bibliográfico e de campo - situa-se na área de investigação da imagem
fotográfica como forma de fazer ver que os estudantes – principalmente os de nível
fundamental e médio – podem absorver de maneira mais efetiva e crítica conteúdos
relativos ao meio ambiente. Particularmente, as imagens usadas para levar adiante a
pesquisa são as imagens híbridas, resultantes da sinergia gerada entre a préprodução, a produção e a pós-produção das imagens fotográficas digitais produzidas,
tratadas e editadas para atingir de maneira intensa o seu propósito de comunicação,
gerando novos conteúdos imagéticos que atuam tanto na emoção quanto na razão do
espectador.
Abstract
Environmental Education is a theme of outstanding relevance in school curricula, as it
proposes reflection and positive intervention in the sense of equating or mitigating the
environmental problem. It is a mediating action, consisting of educational programs in
order to raise awareness and guarantee the quality of natural resources for future
generations. Taking such information as a premise, it is possible to affirm that the
photographic image constitutes an excellent pedagogical instrument with the aid of
which the teaching of environmental education could develop. This is because the
image is a sign of universal communication, analogical, that captures the attention of
students, who are increasingly influenced by the iconic signs, which maintain a relation
of resemblance to reality. This research is located in the area of investigation of the
photographic image as a way of showing that students - from different levels, but
especially university students - can absorb more effectively and critically contents
related to the environment. Particularly, the images that we will use to carry out the
research are the hybrid images. This is the synergy generated between the preproduction, production and post-production of the digital photographic images that are
produced, processed and edited to more intensely reach their communication purpose,
generating new image contents and altering the perspective of visual signs.
Descrição
Palavras-chave
Comunicação ambiental, Fotografia, Signos visuais