Programa educacional no currículo escolar para mitigar impactos ambientais por desastres naturais
Data
2015
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Editor
Universidade Camilo Castelo Branco
Resumo
O currículo Oficial do Estado de São Paulo do Ensino Fundamental II, em sua
metodologia de ensino, tem priorizado a habilidade de observar, realizar e
compreender, para que o aprendizado do aluno seja significativo. Esta nova
concepção de ensino/aprendizagem com amparo legal estabelecido na LDB (Lei de
Diretrizes Básicas da Educação) e nos PCNs (Parâmetros Curriculares da Educação
Nacional) subsidia a elaboração do currículo nas redes de ensino municipal,
estadual e federal. As metodologias no currículo são testadas para atender as
demandas de cada região e a evolução pedagógica na forma de ensinar e aprender.
Como metodologia de ensino, O Protocolo Avaliação Rápida de Rios (PARs) é um
instrumento inovador para o aprendizado, que vem ao encontro da necessidade de
tornar o aluno construtor do próprio conhecimento e o docente o mediador dessa
possibilidade de aprendizado. Esta metodologia é usada por pesquisadores, por ser
de fácil entendimento e de baixo custo, já testada com alunos do Ensino
Fundamental II, com destaque para os trabalhos de Rodrigues (2012) e Guimarães
(2012) que desenvolveram atividades com os alunos nas escolas localizadas na
bacia do rio Gualaxo do Norte, Leste-Sudeste do Quadrilátero Ferrífero, MG. Os
objetivos deste trabalho além de apresentar a metodologia de PARs como
possibilidade de aprendizado no Ensino Fundamental II numa escola pública EE
Maria Alice Alves Pereira, localizada no município de Ubatuba, pertencente à Rede
Estadual, pretende nortear o aprendizado para mitigar desastres naturais causados
por impactos ambientais. Com isso, possibilita tornar esta atividade um programa
educacional a ser usado nas escolas públicas e inserida nas situações de
aprendizagem do caderno do aluno elaborados pela Secretaria Estadual de
Educação. Dentro desta possibilidade de tornar um programa educacional, faz-se
necessário capacitar os docentes da rede pública para apropriarem-se do protocolo
de PARs e o adaptarem nas diferentes disciplinas. O método utilizado fundamentouix
se nas observações dos alunos da Escola pública no Rio da Lagoa durante um
intervalo de tempo de 6 meses em duas fases diferentes; sendo que na fase 01,
aplicaram o protocolo e marcaram as observações com os conhecimentos
adquiridos no sexto ano e do cotidiano, enquanto que na segunda fase, observaram
os impactos causados no rio, além dos conhecimentos adquiridos em anos
anteriores e conhecimentos prévios, usaram os conhecimentos construídos e
adquiridos na fase 02. A planilha apresenta 11 parâmetros diferentes para cada
situação de impacto no rio, que obteve resultados após a tabulação das
observações dos alunos.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Currículo, Educação ambiental, Metodologia de ensino