A educação ambiental em cursos de formação inicial de professores: um estudo de caso na UFU = environmental education in basic teacher training courses: a case study at the UFU
Data
2016
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
Nesta pesquisa buscou-se investigar de que forma os cursos de licenciatura, na
modalidade presencial, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campi
Uberlândia – MG, incluíram a “Educação Ambiental” (EA) nos seus projetos políticos
pedagógicos e respectivos currículos, a partir da Lei Federal 9.795/99 e Resolução
nº 02/2012, do CNE. De acordo com a pesquisa, dos 16 cursos de licenciatura
ofertados, 9 cursos fizeram essa inserção. A escolha da UFU se deu por se tratar de
uma instituição de abrangência regional e de reconhecimento nacional. Já a escolha
dos cursos ocorreu pelo poder de seu público - professores - de disseminar práticas,
atitudes e conhecimento relevantes à área. A partir disso, estruturou-se o texto desta
dissertação da seguinte forma: em sua primeira parte, abordou-se a fundamentação
teórica da pesquisa. Na segunda parte, são explicitados os materiais e métodos
usados na pesquisa, a qual é de natureza qualitativa, na modalidade estudo de
caso, de base documental. Já a terceira parte traz as discussões acerca dos
resultados obtidos com este estudo, entre os quais se destacaram: falta de revisão
periódica dos projetos políticos pedagógicos dos cursos e inserção da dimensão
ambiental em uma única disciplina, específica e de natureza optativa.Além disso, a
constatação éde que a realidade dos cursos de formação de professores é diversa
daquela que foi teorizada nas discussões sobre a EA, seja nas conferências
internacionais, seja na legislação ambiental brasileira, porém, percebe-se alguns
avanços no trabalho com a dimensão ambiental tanto nos cursos, como na
instituição. Desse modo, o estudo proposto mostrou-se relevante haja vista que a
pesquisa propiciou uma oportunidade de colocar em evidência a operacionalização
da EA naqueles cursos, com o intuito de conhecer a sua efetivação e a relação
estabelecida entre esses cursos e a questão ambiental.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Legislação, Curso de licenciatura, Projeto político pedagógico, Currículo