Coleta seletiva – escolar: o reaproveitamento de resíduos sólidos no ambiente escolar = selective collection - school: the reuse of solid waste in the school environment
Data
2015
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Editor
Universidade Camilo Castelo Branco
Resumo
A necessidade de mudanças comportamentais resultantes da degradação ambiental
vem potencializando as discussões no sentido de amenizar o quadro existente.
Considerando a educação uma poderosa ferramenta sócio comportamental, um
meio de contribuição para que a sociedade passe a adotar posturas de valorização e
respeito ao meio ambiente, esta dissertação apresenta o esforço desenvolvido na
pesquisa de mestrado profissional cujo objetivo se concentra em expor o trabalho
realizado na Escola Antônia Antunes Arouca, no Município de Caraguatatuba-SP, no
âmbito da Educação Ambiental Escolar com vistas a resgatar o projeto de
reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados no ambiente escolar denominado
Projeto Lixomania, criado no ano de 2002 por supervisores responsáveis pela
Educação Ambiental do Município de Caraguatatuba que não foi sistematizado
comprometendo sua manutenção. A pesquisa foi desenvolvida por meio do método
participante. A educação ambiental no município é trabalhada de forma transversal,
de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil e busca
conscientizar os alunos acerca de suas responsabilidades com o meio ambiente.
Assim, sendo osresíduos sólidos são uma grande preocupação social a
reestruturação do Projeto Lixomania, e se constituem em um importante elemento de
preservação ambiental corroborando com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, ao
estimular e consolidar a coleta seletiva e incentivar a reciclagem.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Ambiente, Resíduos sólidos, Coleta seletiva