Educação ambiental: identificação e caracterização dos conceitos sobre meio ambiente dos alunos de uma escola pública em Caraguatatuba/SP = environmental education: identification and characterization of the concepts of environment students from a public school in Caraguatatuba/SP
Data
2016
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
A partir das atuais discussões acerca da problemática ambiental, verificou-se a
necessidade de abordar o seu conhecimento pelos alunos do Centro Integrado de
Ações Sócio Educativo (CIASE), no município de Caraguatatuba-SP. Dessa forma,
este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do quinto ano do
ensino fundamental de uma escola pública no município de Caraguatatuba-SP, sobre
a Educação Ambiental. Para isso, identificou-se o nível de conscientização ambiental
por meio de análise de questionários. Foi analisado o contexto escolar e as ações
educativas focadas à preservação e valorização do meio ambiente, enfatizando
questões relacionadas à preservação ambiental, voltadas às atividades cotidianas dos
alunos. O uso do questionário foi o meio utilizado para obter os dados que
possibilitaram a reflexão acerca desta pesquisa. Os dados foram submetidos a uma
estatística descritiva, embasando propostas de alternativas para ações formativas. A
partir dos dados obtidos é possível concluir que existe uma grande percepção
ambiental dos alunos e que a Escola exerce papel fundamental neste processo,
incentivando e promovendo o trabalho de conscientização sobre temas essenciais ao
desenvolvimento da preservação do meio ambiente, por meio da educação ambiental
na escola.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Preservação, Valorização ambiental, Desenvolvimento, Percepção