Educação ambiental: identificação e caracterização dos conceitos sobre meio ambiente dos alunos de uma escola pública em Caraguatatuba/SP = environmental education: identification and characterization of the concepts of environment students from a public school in Caraguatatuba/SP

Imagem de Miniatura

Data

2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Brasil

Resumo

A partir das atuais discussões acerca da problemática ambiental, verificou-se a necessidade de abordar o seu conhecimento pelos alunos do Centro Integrado de Ações Sócio Educativo (CIASE), no município de Caraguatatuba-SP. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Caraguatatuba-SP, sobre a Educação Ambiental. Para isso, identificou-se o nível de conscientização ambiental por meio de análise de questionários. Foi analisado o contexto escolar e as ações educativas focadas à preservação e valorização do meio ambiente, enfatizando questões relacionadas à preservação ambiental, voltadas às atividades cotidianas dos alunos. O uso do questionário foi o meio utilizado para obter os dados que possibilitaram a reflexão acerca desta pesquisa. Os dados foram submetidos a uma estatística descritiva, embasando propostas de alternativas para ações formativas. A partir dos dados obtidos é possível concluir que existe uma grande percepção ambiental dos alunos e que a Escola exerce papel fundamental neste processo, incentivando e promovendo o trabalho de conscientização sobre temas essenciais ao desenvolvimento da preservação do meio ambiente, por meio da educação ambiental na escola.

Abstract

Descrição

Palavras-chave

Preservação, Valorização ambiental, Desenvolvimento, Percepção

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por