Educação ambiental em Macapá - AP: análise da realidade e propostas para ações inovadoras
Data
2021
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
A importância de sensibilizar o homem para que atue de modo responsável e
consciente para a preservação do meio ambiente, torna-se motriz desafiante na
sociedade contemporânea. A Educação Ambiental (EA) é um processo por meio do
qual o sujeito e a sociedade coletivamente constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, à sadia
qualidade de vida e sua sustentabilidade. No aspecto educacional a EA é elemento
essencial e deve ser trabalhada tanto no âmbito formal quanto no não formal. A EA é
uma decisão urgente no cenário local e mundial, pode-se dizer uma opção de vida ou
pela vida, a continuidade da vida no planeta, para isso, faz-se necessário uma relação
salutar e harmoniosa com o meio ambiente e a EA deve incentivar a proteção, a
paridade e o respeito aos direitos de todas as espécies, isso garantido em lei, ainda
contando com estratégias democráticas e de ações mútuas entre sujeitos, seres vivos
em geral e as diversidades culturais. O objetivo da pesquisa foi investigar o
planejamento e as orientações da SEMED para as ações de Educação Ambiental e
como foram implementadas em escolas de Ensino Fundamental I de Macapá-AP.
Definiu-se como problema da pesquisa, a questão central: qual o planejamento e as
orientações da SEMED, para as ações de EA e em que medida são implementadas
em escolas de Ensino Fundamental em Macapá- Amapá? Trata-se de uma
abordagem qualitativa com desenvolvimento de estudo exploratório, revisão da
literatura e busca de dados em documentos oficiais da SEMED. O trabalho apresenta
contribuições sobre a EA e as pesquisas em cursos sobre o tema, bem como revela
subsídios para o uso eficiente dos recursos públicos para a concretização de
Abstract
The importance of sensitizing people to act responsibly and consciously with the
environment preserving, becomes a challenging motive in our contemporary society.
Environmental Education (EE) is a process through which the subject and society
collectively build social values, knowledge, skills, and attitudes aimed at environmental
conservation, healthy quality of life and its sustainability. In the educational aspect, EE
is an essential element and must be worked on both formally and non-formally. EE is
an urgent decision on the local and global scene, it can be said a choice of life or for
life, the continuity of life on the planet, for this, a healthy and harmonious relationship
with the environment is necessary and EE should encourage protection, parity, and
respect for the rights of all species, guaranteed by law, still relying on democratic
strategies and mutual actions between subjects, living beings in general and cultural
diversities. The objective of research was to investigate SEMED’s planning and
guidelines for Environmental Education actions and how they are implemented in
Elementary Schools I in Macapá – AP. The central question was defined as the
research problem: what are SEMED’s planning and guidelines for EE actions and to
what extent are they implemented in Elementary Schools in Macapá – Amapá? It is a
qualitative approach with the development of an exploratory study, literature review
and data search in official SEMED documents. The work presents important
contributions on EE and research in courses on the subject, as well as reveals
subsidies for the efficient use of public resources for the implementation of sectorial
public policies in the intersection of the environmental area in the scope of education.
Descrição
Palavras-chave
Meio ambiente, Educação crítico-emancipatória, Conscientização, Objetivos para o desenvolvimento sustentável, Ensino fundamental