A prática do stand-up paddle nas aulas de educação física: uma estratégia para educação ambiental
Data
2021
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
A busca pela prática de esportes de aventura ganhou popularidade entre os
jovens e a população em geral, tendo visto a inserção de modalidade de
aventura nos jogos olímpicos. O Stand up Paddle é uma modalidade práticada
com uma prancha e um remo, pode ser realizada em mar, piscinas, lagos, rios
e represa. Objetivou-se com este estudo, investigar a prática do Stand Up
Paddle na aulas de Educação Física como uma estratégia para a
conscientização de educadores e educandos sobre a importância da
preservação do meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida por meio de
abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica sobre a temática em livros,
artigos, dissertações e teses. O produto final foi a construção de um Manual
Didático Pedagógico. Pode-se evidenciar que o manual didático pedagógico é
uma alternativa para estimular educadores a terem um maior interesse sobre a
temática ambiental, motivação para elaborar outros projetos, outras vivências e
com isso possibilitar a todos os participantes a conscientização sobre a
importância da preservação ambiental para a atual e futuras gerações. O
trabalho com a Educação Ambiental é uma proposta que precisa fincar raízes
nos sistemas de ensino, estaduais e/ou municipais, como prática curricular
valiosa, no bojo de uma perspectiva crítica e humanizadora, tendo como
horizonte a construção de uma sociedade menos desigual, mais justa e
sustentável.
Abstract
The search for the practice of adventure sports has gained popularity among
young people and the general population, having seen the insertion of
adventure mode in the Olympic games. Stand up Paddle is a practical modality
with a board and a paddle, it can be performed in the sea, pools, ponds, rivers,
and reservoirs. The objective of the study was to investigate the practice of
StandUp Paddle in Physical Education classes as a strategy to raise the
awareness of educators and students about the importance of preserving the
environment. The research was developed through a qualitative approach, with
bibliographic review on the theme in books, articles, dissertations, and theses.
The final product was the construction of a Pedagogical Didactic Manual. It can
be evidenced that the pedagogical didactic manual is an alternative to stimulate
educators to have a greater interest on the environmental theme, motivation to
elaborate other projects and other experiences and with that it allows all the
participants to raise awareness about the importance of environmental
preservation for the current and future generations. The work with
Environmental Education is a proposal that needs to take root in the teaching
systems, state and / or municipal, as a valuable curricular practice, during a
critical and humanizing perspective, with the horizon of building a less unequal
society, fairer and more sustainable.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Preservação ambiental, Esportes a remo, Ensino fundamental, Educação crítica