O meio ambiente no meio do mundo: o fazer na educação infantil municipal em Macapá - Amapá
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar como o tema ambiental pode ser trabalhado na
Educação Infantil na rede pública da cidade de Macapá (AP), em uma perspectiva
crítica fundamentada na concepção de Paulo Freire e na abordagem de Reggio
Emília. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem qualitativa, com revisão
bibliográfica sobre a temática e levantamento de informações em fontes secundárias,
em uma escola pública da cidade de Macapá (Amapá). Pode-se observar, por meio
dos estudos e registros, que as crianças, no desenvolvimento dos diferentes projetos,
mostravam-se sempre interessadas, motivadas e participantes, e assim foi possível
compreender práticas diferenciadas à luz da pedagogia da infância, que concebe a
criança como protagonista, que tem vez e voz, no planejamento e na execução de
toda prática educativa. A pesquisa evidenciou a necessidade de elaboração de
materiais didáticos para estudo, aprofundamento e trabalho da temática ambiental
com crianças na educação infantil. Sendo assim, acredita-se que uma cartilha didática
pode constituir uma alternativa possível, que irá estimular a criatividade e despertar o
interesse e o gosto pela temática ambiental, podendo contagiar as crianças com o
contido nos textos e desenhos, bem como fazer com que se posicionem criticamente
diante dos problemas ambientais, lendo o mundo como campo poético e estético.
Abstract
The aim of the research was to investigate how the environmental issue can be worked
in Early Childhood Education in the public network of the city of Macapá (AP), in a
critical perspective based on the conception of Paulo Freire and the approach of
Reggio Emília. The study was developed through a qualitative approach, with
bibliographic review on the theme and information gathering from secondary sources,
in a public school in the city of Macapá (Amapá). It can be observed, through studies
and records, that children, in the development of different projects, were always
interested, motivated and participants, and thus it was possible to understand different
practices in the light of childhood pedagogy, which conceived the child as a key player,
who has time and voice, in the planning and execution of all educational practices. The
research evidenced the need to elaborate didactic materials for study, deepening and
working on environmental issues with children in early childhood education. Therefore,
we believe that a didactic booklet can be a promissing alternative, which will stimulate
creativity and awaken interest and taste for sustainability, and can infect children with
the content of texts and drawings, as well as making them take a critical position in
face of environmental problems, reading the world as a poetic and aesthetic field.
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental, Cartilha Didática, Participação, Protagonismo infantil, Conscientização