Marketing ambiental no Brasil: um estudo do estado da arte
Data
2020
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que aborda o estado do
conhecimento das estratégias de marketing ambiental. Essa pesquisa apresenta um
estudo bibliográfico, de natureza exploratória, que pautou-se no levantamento de
dados sobre o Marketing Ambiental e seus benefícios, buscando verificar o estado do
conhecimento atual sobre essa temática, por meio da coleta de dados nas pesquisas
empíricas já realizadas, publicadas a partir do Banco de Teses da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), selecionando-se os
trabalhos mais relevantes sobre o tema em questão, no período de 2000 a 2019. Os
dados obtidos possibilitaram compreender como o marketing ambiental foi capaz de
agregar valor as marcas, assim como apresentar algumas características dos
consumidores e os métodos de conduta das empresas para que se tornem de fato
“verdes”, sendo identificadas essas estratégias para elevar o valor social e a
rentabilidade dos produtos, por meio do marketing. Ressalta-se a importância dos
consumidores nos processos de aquisição dos produtos verdes, sendo estes os
principais agentes para que este ciclo se torne efetivo e funcional. Assim equilibrando
as necessidades da sociedade e a preservação do meio ambiente, e contribuído para
que as ações empresariais alcancem o retorno esperado com o uso dessas
estratégias.
Abstract
The present article is the result of a research that approaches the state of knowledge of environmental marketing strategies. This project presents an exploratory bibliographic research, which was based on the collection of data on Environmental Marketing and its benefits, with the aim of verifying the state of the present knowledge on this topic, using the collection of data in the empirical research previously carried out, published by the means of the Foundation for the Coordination and Improvement of Higher Level or Education Personnel (Capes), appointing the most relevant
performance on the topic at issue, from 2000 to 2019. The obtained data permitted to understand how environmental marketing added value to brands, as well as to recognize the profile of customers and the companies’ methods of behaviour so that they become genuinely “green”, these strategies are identified to increase the social value and profitability of products through marketing. The importance of consumers in
the acquisition of green products is emphasized, as these are the main agents for this cycle to become effective and functional. Therefore, harmonizing the needs of the society and environmental protection, and contributing so that the business actions accomplish the expected return with the use of these strategies.
Descrição
Palavras-chave
Equilíbrio Sustentável, Propaganda Verde, Consumidor