Arte e educação em prol do meio ambiente: uma estratégia pedagógica
Data
2020
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Marcado pelo significativo crescimento de resíduos sólidos descartados no meio
ambiente e na necessidade de criar uma consciência coletiva de proteção ambiental,
objetivou-se com este estudo demonstrar a importância da arte na educação e formação
da nova geração, dando um novo significado aos resíduos sólidos da zona rural do
município de Auriflama, São Paulo, promovendo uma estratégia de conciliar as
atividades de arte na educação juvenil à consciência de preservação do meio ambiente.
Os alunos foram levados à caçamba de coleta de resíduos sólidos do bairro da zona
rural, local em que os alunos são expostos à realidade do descarte, muitas vezes, de
forma incorreta, tornando-se um momento de conscientização e reflexão das novas
dinâmicas sociais e seus efeitos deletérios, assim como, criando um campo fértil de
discussão de possíveis estratégias para minimizar os impactos negativos destes
resíduos. Neste contexto, os alunos são estimulados a buscarem nos resíduos sólidos
objetos para o desenvolvimento de aulas de arte, os quais devem receber uma
transformação artística, ganhando novos sentidos, para retornar com outra utilidade, em
forma de arte e proteção ao meio ambiente. Os resíduos coletados durante as aulas são
limpos e modificados, abandonando o seu sentido original, e reproduzidos em novas
peças, como arte. Uma releitura se tornou possível, através do novo. Contudo, os
resultados deste estudo demonstraram a eficácia desta nova dinâmica pedagógica na
formação dos jovens, promovendo educação ambiental através da arte transformadora,
constituindo-se como uma estratégia didática para semear nas futuras gerações a
necessidade de preservação do meio ambiente.
Abstract
Marked by the significant growth of solid waste discarded in the environment and the
need to create a collective awareness of environmental protection, the present work
aimed to demonstrate the importance of art in the education and training of the new
generation, giving a new meaning to solid waste in the countryside, from the municipality
of Auriflama, São Paulo, promoting a strategy to reconcile art activities in youth education
with the awareness of preserving the environment. Classes start next to solid waste
collection buckets in rural neighborhoods, where students are exposed to the reality of
disposal, often incorrectly, becoming a moment of awareness and reflection on new
social dynamics and their deleterious effects, as well as creating a fertile field for
discussing possible strategies to minimize impacts negative effects of these residues. In
this context, students are encouraged to seek solid objects for the development of art
classes, which must undergo an artistic transformation, gaining new meanings, to return
with another use, in the form of art and protection of the environment. The residues
collected during classes are cleaned and modified, abandoning their original meaning,
and reproduced in new pieces, as art. A reinterpretation became possible, through the
new. However, the results of this study demonstrated the effectiveness of this new
pedagogical dynamic in the training of young people, promoting environmental education
through transformative art, constituting a promising didactic strategy to sow the need for
preserving the environment in future generations.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Resíduos sólidos, Zona rural