O marketing verde no município de Mauá: o caso do parque ecológico Guapituba
Data
2020
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Em virtude do desenvolvimento econômico desorganizado de determinados espaços,
sobretudo os urbanos, o meio ambiente torna-se cada vez mais suscetível a danos
causados por empresas, indústrias, organizações ou mesmo pessoas que aí atuam.
Assim, faz-se necessária e urgente uma reflexão contínua e sistemática sobre
maneiras alternativas de evitar ou minimizar tais danos. Propõe-se, aqui, sinalizar para
a viável possibilidade de emprego de ferramentas do Marketing Verde – aliado à
Comunicação e a Educação Ambiental - com vistas a prevenir os problemas
ambientais. Em termos específicos, este exame procurou mostrar que o Marketing
Verde constitui um instrumento alternativo para ser empregado com vistas à
preservação futura e ao desenvolvimento sustentável do Parque Ecológico Guapituba,
situado na cidade de Mauá,SP. Para chegar a semelhantes conclusões, foram
realizadas, inicialmente, leituras teóricas sobre o marketing verde, gestão e
comunicação ambiental. Paralelamente a esses estudos, foram feitas seguidas visitas
in loco para observação direta e sistemática do espaço, fauna, flora, infraestrutura,
ações desenvolvidas e demais elementos do Parque Ecológico Guapituba. Nessas
oportunidades, estabeleceu-se, igualmente, interlocução com os funcionários e
dirigentes do parque, que facultaram informações de interesse sobre o espaço em
análise. De posse dos dados oriundos tanto da pesquisa bibliográfica quando da
pesquisa de campo, pode-se sistematizar algumas estratégias de marketing verde que
poderão contribuir sensivelmente para a preservação ambiental do parque. Entre elas,
citam-se: confecção de uma ecocartilha, folders, a criação do personagem “Arvorito”,
novas ações ambientais, visitações guiadas, palestras, uso da mídia impressa, digital
(nas redes sociais e app, por exemplo), concursos escolares, entre outros, sendo
todos esses elementos integrantes de um grandioso Plano de Marketing Verde,
Comunicação e Educação Ambiental proposto para o Parque Ecológico Guapituba.
Estima-se que com uma eventual implantação deste plano, o parque poderá promover
e disseminar toda a sua importância para a sociedade e para a causa ambiental.
Abstract
Due to the disorganized economic development of certain spaces, especially urban
ones, the environment becomes more and more susceptible to damage caused by
companies, industries, organizations or even people who work there. Thus, it is
necessary and urgent to have a continuous and systematic reflection on alternative
ways to avoid or minimize such damages. It is proposed, here, to signal for the viable
possibility of using Green Marketing tools - allied to Communication and Environmental
Education - in order to prevent environmental problems. In specific terms, this survey
sought to show that Green Marketing is an alternative instrument to be used with a
view to future preservation and sustainable development of the Guapituba Ecological
Park, located in the city of Mauá, SP. To reach similar conclusions, initially, theoretical
readings on green marketing, management and environmental communication were
carried out. In parallel to these studies, on-the-spot visits were made for direct and
systematic observation of the space, fauna, flora, infrastructure, actions developed and
other elements of the Guapituba Ecological Park. In these opportunities, dialogue was
also established with employees and park managers, who provided information of
interest about the space under analysis. With data from both bibliographic research
and field research, it is possible to systematize some green marketing strategies that
can significantly contribute to the environmental preservation of the park. These
include: making a booklet, folders, creating the character “Arvorito”, new environmental
actions, guided visits, lectures, use of print, digital media (on social media and app, for
example), school contests , among others, all of these elements being part of a
grandiose Green Marketing, Communication and Environmental Education Plan
proposed for the Ecological Park Guapituba. It is estimated that with the eventual
implementation of this plan, the park will be able to promote and disseminate all its
importance to society and to the environmental cause.
Descrição
Palavras-chave
Preservação Ambiental, Gestão ambiental, Reservas ecológicas