Processo de elaboração de tecnologia educacional para estomizados: construção de guia para autocuidado de pessoas com estoma intestinal e/ou urinário.
Data
2017
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Este estudo trata do processo de construção de uma tecnologia educacional para mediar à
orientação sobre os cuidados à pessoa com estoma intestinal e/ou urinário acolhido em um
Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada, de modo a instrumentalizá-la para o
autocuidado e favorecer melhorias em sua qualidade de vida. A justificativa deste estudo
envolve desde os elevados índices epidemiológicos e a necessidade de estabelecer
estratégias educativas para o paciente e seus familiares. Para o desenvolvimento
deste estudo, optou-se por um levantamento bibliográfico sobre a temática, que foi
desenvolvido em cinco fases: levantamento bibliográfico nas bases de dados Literatura
Latino-Americana em Ciências da Saúde, Scielo Brasil, Índice Bibliográfico Espanhol de
Ciências da Saúde, Medline e Cinahl; levantamento de guias de orientações as
pessoas estomizadas por meio da organização global World Council of Enterostomal
Therapists (WCET);levantamento de guias publicados entre os fabricantes de
material para estomizados; busca entre as dissertações sobre construção de guias
de orientação à pessoas estomizadas e por último o levantamento bibliográfico das
Diretrizes Baseadas em Evidências. A construção dos guias ocorreu por meio da
associação do levantamento bibliográfico e teve por base referencial os princípios da
teoria de Orem sobre o autocuidado e das práticas educativas aplicadas à
pedagogia da saúde com base na teoria freireana, sobre a educação libertadora, a
qualificação e o diálogo entre o sujeito e o profissional, como subsídio à
possibilidade de auxiliar família e paciente a modificar o seu estilo de vida e ser o
agente de transformação, privilegiando o desenvolvimento da sua autonomia.
Pode-se concluir que os objetivos foram alcançados, visto que foi feita a construção
dos guias. Objetiva-se que este material educativo, como estratégia para educação
em saúde, seja publicado e disponibilizado gratuitamente para todos os pacientes
estomizados do referido serviço, pois consideramos ser esta publicação a parte mais
valiosa deste estudo. Recomenda-se em outros estudos semelhantes, a participação
dos sujeitos, pois retratam necessidades vivenciadas para subsidiar material
educativo impresso.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Estoma, Enfermagem, Educação em saúde, Autocuidado, Tecnologia educacional, Educação libertadora