Representação social da coleta seletiva como estratégia de educação ambiental para os moradores do bairro Santa Mônica/Uberlândia-MG.

Imagem de Miniatura

Data

2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre a representação social da coleta seletiva de resíduos como estratégia de educação ambiental para os moradores do bairro Santa Mônica em Uberlândia-MG. O objetivo foi identificar valores, atitudes e comportamentos em relação à separação do lixo doméstico a partir da implantação do projeto de coleta seletiva pelo poder público municipal no ano de 2011. Utilizou-se a abordagem quantitativa com procedimentos metodológicos baseados em análise bibliográfica e pesquisa de campo através de questionário semiestruturado. A amostra constituiu-se de 374 moradores, com idade entre 30 e 54 anos. Tomou-se como referência epistêmica a teoria da Representação Social de Moscovici, o conceito de coleta seletiva e de educação ambiental de Loureiro e outros autores. Destaca-se nos resultados que 72,39% dos moradores realizam a coleta seletiva e que o tempo destinado à separação do lixo doméstico e o espaço de armazenamento representam as maiores dificuldades apresentadas. Concluiu-se que o projeto implantado em 2011 pela Prefeitura Municipal de Uberlândia representou o início de ações dos moradores voltadas para a coleta seletiva e, apesar de mudanças comportamentais positivas, a coleta seletiva não emerge, no entendimento dos moradores, como uma estratégia de educação ambiental individual e coletiva.

Abstract

Descrição

Palavras-chave

Resíduos sólidos, Conscientização, Mudança de comportamento, Estratégia educativa

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por