Representação social da coleta seletiva como estratégia de educação ambiental para os moradores do bairro Santa Mônica/Uberlândia-MG.
Data
2017
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre a representação social da
coleta seletiva de resíduos como estratégia de educação ambiental para os moradores
do bairro Santa Mônica em Uberlândia-MG. O objetivo foi identificar valores, atitudes
e comportamentos em relação à separação do lixo doméstico a partir da implantação
do projeto de coleta seletiva pelo poder público municipal no ano de 2011. Utilizou-se
a abordagem quantitativa com procedimentos metodológicos baseados em análise
bibliográfica e pesquisa de campo através de questionário semiestruturado. A amostra
constituiu-se de 374 moradores, com idade entre 30 e 54 anos. Tomou-se como
referência epistêmica a teoria da Representação Social de Moscovici, o conceito de
coleta seletiva e de educação ambiental de Loureiro e outros autores. Destaca-se nos
resultados que 72,39% dos moradores realizam a coleta seletiva e que o tempo
destinado à separação do lixo doméstico e o espaço de armazenamento representam
as maiores dificuldades apresentadas. Concluiu-se que o projeto implantado em 2011
pela Prefeitura Municipal de Uberlândia representou o início de ações dos moradores
voltadas para a coleta seletiva e, apesar de mudanças comportamentais positivas, a
coleta seletiva não emerge, no entendimento dos moradores, como uma estratégia de
educação ambiental individual e coletiva.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Resíduos sólidos, Conscientização, Mudança de comportamento, Estratégia educativa