Ferramentas 3D como auxílio no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de anatomia
Data
2021
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
O estudo da disciplina de anatomia exige do aluno alta capacidade de atenção e
manutenção da concentração para o alcance do aprendizado em sua totalidade,
tornando-se um processo laborioso e extenuante devido à sua intrincada riqueza de
detalhes. Esse fator está associado ao alto uso de uma demanda orgânica
anatômica que se degrada com significativa rapidez e exige reposição constante ou
utilização de insumos tóxicos para maior perenidade de uso. O objetivo deste
trabalho é investigar os benefícios em termos de aprendizagem da anatomia com
auxílio de ferramentas 3D. Desenvolveram-se imagens de órgãos para tela 3D, bem
como a impressão de órgãos em resina polimérica para utilização em sala de aula.
Foram avaliados 40 alunos com faixa etária entre 18 e 60 anos de ambos os sexos,
sendo todos pertencentes à mesma instituição de ensino técnico em enfermagem. O
estudo pautou-se em 2 grupos de alunos: a primeira turma (n=20) recebeu o
conteúdo e aplicação da disciplina de anatomia por meio de livros, ilustrações,
quadro negro e projeção em slides. A segunda turma (n=20) recebeu o mesmo
conteúdo informativoque a primeira, lecionado pela mesma docente, a partir dos
recursos tradicionais, com o acréscimo de telas de projeção 3D e peças impressas
em impressora 3D. A análise se deu em ambas as turmas por meio de uma aula de
revisão de conteúdo, realizada entre a aplicação de um primeiro questionário
(questionário de entrada), e um segundo questionário de verificação após a aula de
revisão(questionário de saída). O questionário abordou os seguintes domínios:
proporção, localização espacial, volumetria, morfologia, similaridade e motivação. Os
resultados confirmaram a eficácia do modelo quando observado os domínios de
localização espacial/anatomia física, volumetria/planaltimetria e motivação quando
comparada a turma que utilizou recursos 3D com a turma controle, de metodologia
tradicional. Foi possível também validar o uso das impressões 3D, bem como a de
imagem sem tela multi-autoestereoscópica (3D), sua inerente percepção de
profundidade, além de justificar o gradativo ingresso de tecnologias práticas,
perenes e detalhadas, à medida que propiciam a diminuição de órgãos e cadáveres
perecíveis, bem como o perigoso contato com insumos tóxicos nos ambientes
educacionais.
Abstract
The study of the discipline of anatomy requires from the student a high capacity for
attention and concentration in order to achieve learning in its entirety, becoming a
laborious and strenuous process due to its intricate richness of details. This factor is
associated with the high use of an anatomical organic demand that degrades with
significant speed and requires constant replacement or use of toxic chemicals for
longer use. The objective of this work is to investigate the benefits in terms of
learning anatomy with the aid of 3D tools. Images of organs for 3D screen were
developed, as well as the impression of organs in polymeric resin for use in the
classroom. Forty students aged between 18 and 60 years old of both sexes were
evaluated, all belonging to the same institution of technical education in nursing. The
study was based on 2 groups of students: the first class (n = 20) received the content
and application of the anatomy discipline through books, illustrations, blackboard and
slide projection. The second class (n = 20) received the same information content as
the first, taught by the same teacher, using traditional resources, with the addition of
3D projection screens and pieces printed on a 3D printer. The analysis took place in
both classes through a content review class, carried out between the application of a
first questionnaire (entry questionnaire), and a second verification questionnaire after
the review class (exit questionnaire). The questionnaire covered the following
domains: proportion, spatial location, volumetry, morphology, similarity and
motivation. The results confirmed the effectiveness of the proposed model using 3D
when observing the domains of spatial location/physical anatomy,
volumetry/planaltimetry and motivation when compared to the class that used 3D
resources with the control group, of traditional methodology. It was also possible to
validate the use of 3D impressions, as well as the use of multi-auto-stereoscopic (3D)
images, their inherent depth perception, in addition to justifying the gradual entry of
practical, perennial and detailed technologies, as they allow the reduction of
perishable organs and corpses, as well as the dangerous contact with toxic
chemicals in educational environments.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologia, Ensino 3D, Anatomia, Processo de ensino-aprendizagem, Bioengenharia