Qualidade da carne suína: distância e tipo de transporte no pré-abate
Data
2022
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
A exigência do consumidor em relação à qualidade alimentar tem sido fator determinante na aquisição de alimentos por parte da população mundial. Constantemente, o consumidor tem buscado produtos seguros e de qualidade nutricional, atrelados ao valor econômico e o poder aquisitivo. Animais submetidos a efeitos de estresse na fase da saída da granja de origem até o momento de abate irão apresentar desvios de qualidade no produto. Neste contexto, com o objetivo de determinar os efeitos da distância de transporte da granja até o estabelecimento de abate e pelo tipo de veículo transportador dos animais a serem abatidos sobre a qualidade final da carne suína foi conduzido um estudo em abatedouro frigorífico localizado no Serviço de Inspeção Estadual – SIE na região central do Estado de Rondônia (RO), com capacidade diária de abate de 120 animais. Para tanto, foram selecionados quinze animais de 2 lotes amostrais de suínos com a mesma idade, peso de abate e linhagem em duas realidades em relação à distância e ao tipo de veículo transportador (Lote 01/Mato Grosso, distante 1.008 km do frigorífico transportado com carreta específica para transporte de suínos com tempo de transporte de 21 horas e, Lote 02/Rondônia, distante 125 km do frigorífico, transportados em carreta boiadeiro do tipo gaiola para transporte de bovinos, com tempo de transporte de 3,5 horas). Após realização das análises in loco e laboratoriais (peso carcaça quente e fria, pH, cor, capacidade de retenção de água, perda de peso por cocção), verificou-se que houve maior incidência de carne tipo DFD em animais transportados por tempo prolongado, mesmo utilizando-se de transporte específico para suínos. Dessa forma, concluiu-se que a distância/tempo de transporte é o principal fator durante o manejo pré-abate em relação a qualidade da carne suína.
Abstract
Consumer demand in relation to food quality has been a determining factor in the purchase of food by the world's population. Constantly, the consumer has been looking for safe products and nutritional quality, linked to economic value and purchasing power. The pre-slaughter aspects, including transportation, are decisive factors for the final quality of pork. Animals submitted to stress effects from the time of departure from the farm of origin until the time of slaughter will present quality deviations in the final product. In this context, with the objective of determining the effects of the distance from the farm to the slaughterhouse and the type of vehicle transporting the animals to be slaughtered on the final quality of pork meat, a study was conducted in a slaughterhouse located in the State Inspection Service - SIE in the central region of the State of Rondônia (RO), with a daily slaughter capacity of 120 animals. For that, fifteen animals were selected from 2 sample lots of pigs with the same age, slaughter weight and lineage in two realities in relation to distance and type of transport vehicle (Lot 01/Mato Grosso, 1,008 km away from the slaughterhouse transported with specific trailer for the transport of swine with a transport time of 21 hours and, Lot 02/Rondônia, 125 km away from the slaughterhouse, transported in a cage-type cattle trailer for the transport of cattle, with a transport time of 3.5 hours). After carrying out the in loco and laboratory analyzes (hot and cold carcass weight, pH, color, water retention capacity, weight loss by cooking), it was found that there was a higher incidence of DFD meat in animals transported for a long time even using specific transport for swine. Thus, it was concluded that the distance/time of transport is the main factor during pre slaughter management in relation to the quality of pork.
Descrição
Palavras-chave
Injúrias, Manejo, Lesões, Qualidade alimentar, PSE - Pale, Soft and Exudative (Pálida, mole e exsudativa), DFD - Dark, Firm and Dry (Escura, firme e seca), Carcaça