DSpace Repository

Pedagogia hospitalar: a interveção do pedagogo no desenvolvimento infantil

Show simple item record

dc.creator Ignácio, Milena Fernanda
dc.date.accessioned 2023-01-10T20:47:07Z
dc.date.available 2023-01-10T20:47:07Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/622
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Pedagogo hospitalar pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title Pedagogia hospitalar: a interveção do pedagogo no desenvolvimento infantil pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Lourenção, Fernanda Garcia Scrocchio
dc.description.resumo A Pedagogia Hospitalar, área recente do atendimento educacional especializado, é reconhecida como método alternativo de educação, uma vez que ultrapassa todas as concepções tradicionais de ensino e aprendizagem. Com o propósito de compreender o impacto da atuação do pedagogo na aprendizagem de crianças hospitalizadas, o presente artigo traz uma abordagem histórica do conceito de infância e de pedagogia hospitalar, bem como a contribuição e a importância da intervenção do pedagogo no desenvolvimento cognitivo e emocional destas crianças. Para o aprofundamento da temática em questão, a pesquisa amparou-se na legislação brasileira atual voltada a primeira infância e norteadores pedagógicos, textos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (São Paulo pela Primeiríssima Infância) e estudos de Stearns. O estudo mostrou as conquistas que a criança teve em relação ao direito de aprender em espaços escolares e não escolares, possibilitando um amplo olhar acerca da classe hospitalar. Levantou-se também alguns métodos e intervenções pedagógicas que propiciam o desenvolvimento integral da criança, entre eles a importância do brincar no processo de aprendizagem. A necessidade de aplicar atividades lúdicas no contexto hospitalar é parte do processo educativo para com as crianças que, ao invés de estarem frequentando a Educação Infantil, encontram-se hospitalizadas, ressaltando-se assim, a importância da atuação do pedagogo hospitalar frente ao desenvolvimento integral da criança. pt_BR
dc.publisher.country Descalvado - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CH pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics