Instabrain®: Solução integrada de imagens médicas para o ensino superior
Data
2024
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
As ferramentas tecnológicas educacionais servem de apoio para substanciar o processo de assimilação inerente ao ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo elaborar um aplicativo para dispositivo móvela fim de integrar conhecimentos de histologia, anatomia e imagem com temática do sistema nervoso central. A pesquisa se justifica pela importância de se aprender de forma efetiva os conteúdos básicos do ensino em medicina de forma integrada, virtual e ampliada.O estudo foi separado em três fases distintas.A primeira fase foi correspondente a seleção de imagens de neuroanatomia, radiologia e histologia seguindo a sequência de planos anatômicos em corte sagital, axial e coronal.A segunda fase consistiu no desenvolvimento do aplicativo Instabrain® para smartphone e notebookcom conteúdo integrado e interativovinculadoaoestudodas disciplinas de anatomia, histologia e radiologia mediante a organização e o ordenamento das imagens selecionadas.A terceira fase do estudo se deu pela aplicação de questionário validado por intermédio do GoogleForms® a 20 estudantes de medicina com base no InstructionalMaterialsMotivationSurvey(Imms) adaptado e a 9 docentes com experiência em tecnologias digitais de educação no contexto da área da saúde com base no Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo (IVCE).Foi desenvolvido um aplicativo para dispositivo móvel Android e notebook com hardware Windows 10 com linguagem de programação Java no hot site da empresa UnityEngine®. O projeto foi aprovado sob o parecer nº 6.316.069 do CEP da Universidade Brasil.Em relação à facilidade para controlar e operar o aplicativo no grupo de estudantes, 65% reportaram muita facilidade em manusear o aplicativo.Quando questionados se foi possível compreender a diferença entre as imagens de RM, TC e RX,75% reportou concordar. No grupo de docentes ao questionar se o aplicativo é adequado para o ensino-aprendizagem, 77,8% afirmou concordar fortemente. Dessa forma, o estudo demonstrou que o uso de ferramentas de tecnologia digital para a educação na área da saúde promove facilitação na aquisição de conhecimentos.
Abstract
Educational technological tools serve as support to substantiate the assimilation process inherent to the teaching-learning of students in the health area. In this sense, the present work aimed to develop an application for a mobile device in order to integrate knowledge of histology, anatomy and imaging with the theme of the central nervous system. The research is justified by the importance of effectively learning the basic contents of medical education in an integrated, virtual and expanded way. The study was separated into three distinct phases. The first phase corresponded to the selection of neuroanatomy, radiology and histology images following the sequence of anatomical planes in sagittal, axial and coronal sections. The second phase consisted of developing the Instabrain® application for smartphones and notebooks with integrated and interactive content linked to the study of the disciplines of anatomy, histology and radiology through the organization and ordering of selected images. The third phase of the study was carried out by applying a questionnaire validated through GoogleForms® to 20 medical students based on the adapted Instructional Materials Motivation Survey (Imms) and to 9 teachers with experience in digital education technologies in the context of the health sector. based on the Educational Content Validation Instrument (IVCE). An application was developed for Android mobile devices and notebooks with Windows 10 hardware with Java programming language on the UnityEngine® company's hot website. The project was approved under opinion no. 6,316,069 from the CEP of UniversidadeBrasil. Regarding the ease of controlling and operating the application in the group of students, 65% reported it was very easy to use the application. When asked whether it was possible to understand the difference between MRI, CT and X-ray images, 75% reported agreeing. In the group of teachers, when asked whether the application is suitable for teaching-learning, 77.8% said they strongly agreed. In this way, the study demonstrated that the use of digital technology tools for education in the health area facilitates the acquisition of knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Ensino em saúde, Tecnologias em educação, Neuroanatomia, Aplicativo móvel
Citação
ALONSO, Thabata Roberto. Instabrain®: solução integrada de imagens médicas para o Ensino Superior. Dissertação. São Paulo: Universidade Brasil, 2024. 94f.