A experiência de Reggio Emilia: características e dispersão internacional
Data
2020
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
A abordagem Reggio Emilia é uma filosofia educacional instituída no norte da Itália e
reconhecida mundialmente como um dos melhores sistemas de Educação Infantil do
mundo. Este artigo tem por objetivo compreender os principais aspectos e
características das práticas italianas, assim como o seu contexto histórico, o papel de
Loris Malaguzzi - idealizador da proposta - no delineamento dessa abordagem até seu
reconhecimento e dispersão internacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica de cunho qualitativo buscando abordar alguns pontos fundamentais
dessa proposta educativa que nos permite conhecer suas práticas e a maneira como
a criança é vista e compreendida dentro do processo de ensino aprendizagem. Com
base no que foi pesquisado se torna evidente que os princípios e o planejamento da
abordagem reggiana são centrados nos interesses das crianças e na imagem que
atribuem a elas; na participação da família e da comunidade e na elaboração de um
currículo que favoreça experiências de pesquisa e investigação oportunizando assim,
o protagonismo das crianças, os relacionamentos e a coconstrução do conhecimento.
Dessa forma, compreende-se o porquê atraiu e ainda atrai tantos olhares,
conquistando a admiração de vários educadores e pesquisadores do meio
educacional transformando-se em referência, influenciando e expandindo-se para
diferentes países e culturas
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Documentação, Escuta, Cem linguagens, Protagonismo infantil, Participação