A experiência de Reggio Emilia: características e dispersão internacional

Resumo

A abordagem Reggio Emilia é uma filosofia educacional instituída no norte da Itália e reconhecida mundialmente como um dos melhores sistemas de Educação Infantil do mundo. Este artigo tem por objetivo compreender os principais aspectos e características das práticas italianas, assim como o seu contexto histórico, o papel de Loris Malaguzzi - idealizador da proposta - no delineamento dessa abordagem até seu reconhecimento e dispersão internacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo buscando abordar alguns pontos fundamentais dessa proposta educativa que nos permite conhecer suas práticas e a maneira como a criança é vista e compreendida dentro do processo de ensino aprendizagem. Com base no que foi pesquisado se torna evidente que os princípios e o planejamento da abordagem reggiana são centrados nos interesses das crianças e na imagem que atribuem a elas; na participação da família e da comunidade e na elaboração de um currículo que favoreça experiências de pesquisa e investigação oportunizando assim, o protagonismo das crianças, os relacionamentos e a coconstrução do conhecimento. Dessa forma, compreende-se o porquê atraiu e ainda atrai tantos olhares, conquistando a admiração de vários educadores e pesquisadores do meio educacional transformando-se em referência, influenciando e expandindo-se para diferentes países e culturas

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Documentação, Escuta, Cem linguagens, Protagonismo infantil, Participação

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