Primeiríssima infância e letramento: contribuições na formação da criança

Resumo

A leitura pode ser divertida e prazerosa e o gosto por ela deve ser despertado muito antes da criança saber ler, estudos apontam que o interesse começa a ser formado desde o ventre da mãe, e a família é a primeira incentivadora desse hábito. Assim, tendo esta reflexão como norteadora desta pesquisa, pretende-se mostrar que, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros, melhor será seu desenvolvimento e vai auxiliando afetivamente na compreensão do mundo, bem como a evolução da leitura na infância e no decorrer dos anos, mostrando a importância de tal hábito, para serem futuros leitores proficientes. Além disso, o estudo também busca analisar a importância do ato de ler nos Centros Educacionais Infantis - CEIs- e no ambiente familiar, trazendo a leitura como fonte de informação e entretenimento e como elemento de formação integral da criança. Sendo assim, a metodologia será embasada numa abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica por meio de livros, documentos, revistas, pesquisas online. Através da pesquisa em questão, são levantadas reflexões históricas apresentando desde o período colonial, a criança no Brasil, a escravidão, o início da escolarização e a alfabetização. Também busca-se levantar a legislação para a educação infantil e o desenvolvimento da criança de acordo com Jean Piaget, o método Montessoriano bem como mostrar algumas possibilidades de oferecer a leitura para as crianças de 0 a 3 anos e como incentivar os pais e professores a fazerem da leitura um hábito para as crianças e a família. Ademais torna-se também fundamental evidenciar o papel desafiador do profissional da educação, de trabalhar a questão da literatura Infantil nos CEIs. Existem muitos recursos para tornar a aprendizagem significativa para todas as crianças desde muito pequenas e levá-los ao mundo lúdico das histórias infantis, é uma possibilidade, despertando o imaginário, incentivando as descobertas e o prazer pela leitura, um importante recurso para o desenvolvimento global da criança, principalmente na linguagem escrita e oral.

Abstract

Descrição

Palavras-chave

Leitura, Estímulo, Desenvolvimento infantil, Criança, Aprendizagem

Citação

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por