Primeiríssima infância e letramento: contribuições na formação da criança
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
A leitura pode ser divertida e prazerosa e o gosto por ela deve ser despertado muito antes da
criança saber ler, estudos apontam que o interesse começa a ser formado desde o ventre da mãe,
e a família é a primeira incentivadora desse hábito. Assim, tendo esta reflexão como norteadora
desta pesquisa, pretende-se mostrar que, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros,
melhor será seu desenvolvimento e vai auxiliando afetivamente na compreensão do mundo,
bem como a evolução da leitura na infância e no decorrer dos anos, mostrando a importância
de tal hábito, para serem futuros leitores proficientes. Além disso, o estudo também busca
analisar a importância do ato de ler nos Centros Educacionais Infantis - CEIs- e no ambiente
familiar, trazendo a leitura como fonte de informação e entretenimento e como elemento de
formação integral da criança. Sendo assim, a metodologia será embasada numa abordagem
qualitativa com pesquisa bibliográfica por meio de livros, documentos, revistas, pesquisas online. Através da pesquisa em questão, são levantadas reflexões históricas apresentando desde o
período colonial, a criança no Brasil, a escravidão, o início da escolarização e a alfabetização.
Também busca-se levantar a legislação para a educação infantil e o desenvolvimento da criança
de acordo com Jean Piaget, o método Montessoriano bem como mostrar algumas possibilidades
de oferecer a leitura para as crianças de 0 a 3 anos e como incentivar os pais e professores a
fazerem da leitura um hábito para as crianças e a família. Ademais torna-se também
fundamental evidenciar o papel desafiador do profissional da educação, de trabalhar a questão
da literatura Infantil nos CEIs. Existem muitos recursos para tornar a aprendizagem
significativa para todas as crianças desde muito pequenas e levá-los ao mundo lúdico das
histórias infantis, é uma possibilidade, despertando o imaginário, incentivando as descobertas
e o prazer pela leitura, um importante recurso para o desenvolvimento global da criança,
principalmente na linguagem escrita e oral.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Leitura, Estímulo, Desenvolvimento infantil, Criança, Aprendizagem