Transtorno bipolar na infância

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Data

2017

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Universidade Brasil

Resumo

O presente trabalho visa analisar o Transtorno bipolar em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e o papel do professor no trabalho das dificuldades de aprendizagem de seus alunos na sala de aula acarretadas pela doença, buscando também compreender as características desse distúrbio. O transtorno de humor bipolar até pouco tempo era considerado uma doença de adultos, sendo muito raro o diagnóstico em crianças e adolescentes, pois os especialistas não achavam que não poderia ocorrer na infância. Para a escola, é importante ter o conhecimento de como agir, quando um professor se depara com alunos que apresentam problemas decorrentes dessa disfunção, para assim auxiliar tanto o docente como o discente. O estudo tem como objetivo buscar a compreensão sobre o desenvolvimento integral da criança bipolar e sua convivência harmoniosa no ambiente escolar bem como a conscientização dos pedagogos e profissionais da educação sobre o conceito e características do transtorno bipolar, possibilitando diagnosticar as dificuldades de aprendizado nos alunos com esse distúrbio e assim desenvolver ferramentas e metodologias direcionadas as crianças com o transtorno. O estudo fará uso de uma metodologia direcionada a pesquisa do tipo bibliográfica descritiva, com análise qualitativa, realizada a partir de referenciais teóricos publicados sob a forma de artigos, livros, dissertações e teses. Nesse sentido, busca- se conhecer e analisar as contribuições culturais e científicas do passado sobre o determinado assunto, tema ou problema.

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Palavras-chave

Aprendizagem, Crianças, Escola, Família, Intervenção, Professor, Transtorno bipolar

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