Os gêneros textuais e sua abordagem nas escolas do primeiro ciclo do ensino fundamental
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
A presente pesquisa acadêmica tem como objeto de estudo os gêneros textuais e sua
abordagem nas escolas no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Pretende-se investigar o
papel dos gêneros textuais não só na fase de alfabetização, mas também nos anos seguintes de
escolarização, incluindo os anos finais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, ressaltando a
utilização dos gêneros textuais também no cotidiano escolar e sua aplicabilidade nas práticas
sociais, bem como os impactos destes usos no aprendizado da escrita, da leitura e da produção
textual. O interesse pelo tema em questão se deve ao fato de os inúmeros gêneros textuais nem
sempre terem sido abordados de forma ampla no trabalho pedagógico ao longo dos últimos
anos como as diretrizes curriculares orientam. Objetiva-se ainda, com estas reflexões, ressaltar
o contexto escolar do século XX como local de direito a uma aprendizagem significativa para
se desenvolver, dentre outras atividades, o trabalho com os gêneros textuais e como local
favorável à criação de novos gêneros por possibilitar ampla interação sociocomunicativa. Ante
o exposto, fica evidente a importância deste estudo para conceituar e diferenciar os principais
gêneros textuais existentes ressaltando a importância dos mesmos no processo de ensino e
aprendizagem. Além disso, este trabalho é também importante para aprofundar o conhecimento
sobre como se dá a aquisição dos saberes relativos aos gêneros textuais e porque contribuirá
para a prática docente propiciando um aprofundamento da reflexão acerca do tema e, caso seja
necessário, nova orientação didático-metodológica do educador enquanto professor mediador
de saberes. Ao longo do trabalho pretende-se, ainda, fazer uma análise sobre o tema através de
pesquisa bibliográfica indireta, descritiva e com abordagem qualitativa. Assim, será necessário
diferenciar alguns conceitos que serão abordados a fim de elucidar tais ideias.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Gênero textual, Prática social, Leitura, Escrita, Produção textual