Representações sociais: Meio ambiente, educação ambiental e geografia = social representations: enviromental education and geography
Data
2019
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Esta dissertação examinou as representações sociais a respeito do meio ambiente
e de seus problemas, da educação ambiental e da relevância do ensino da
geografia para a educação ambiental, oriundas de estudantes universitários. O
conceito de representações sociais engloba o senso comum, os preconceitos e as
ideologias sobre a realidade. As representações sociais não correspondem,
necessariamente, ao conhecimento científico, que gera conceitos universais e
rigorosos. As representações sociais constituem um modo de pensar e um
conjunto de princípios situados além do indivíduo, que recebe da coletividade
ideias quase cristalizadas, mostrando que as formas de pensar estão ligadas ao
contexto histórico e social. Ao longo da pesquisa, foi examinou-se a maneira pela
qual alguns sujeitos específicos concebem as representações sociais de meio
ambiente, e educação ambiental e, além da importância da geografia para a
educação ambiental. A pesquisa foi qualitativa, sendo a coleta de dados realizada
por pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas.
Quanto à interpretação de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. As
representações sociais foram coletadas de estudantes da Universidade Brasil do
campus de Itaquera, na cidade de São Paulo. A amostragem foi intencional com
parâmetro de saturação. Concluiu-se, entre outros aspectos, 1) a força da
representação social que aponta para a importância da questão ambiental, 2) para
a sedimentação da ideia de interdisciplinaridade nos estudos ambientais e, também,
3) para uma representação social que retrata ainda as ciências ambientais
afastadas de um paradigma mais crítico.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Psicologia social, Geografia