Representações sociais: Meio ambiente, educação ambiental e geografia = social representations: enviromental education and geography

Imagem de Miniatura

Data

2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Brasil

Resumo

Esta dissertação examinou as representações sociais a respeito do meio ambiente e de seus problemas, da educação ambiental e da relevância do ensino da geografia para a educação ambiental, oriundas de estudantes universitários. O conceito de representações sociais engloba o senso comum, os preconceitos e as ideologias sobre a realidade. As representações sociais não correspondem, necessariamente, ao conhecimento científico, que gera conceitos universais e rigorosos. As representações sociais constituem um modo de pensar e um conjunto de princípios situados além do indivíduo, que recebe da coletividade ideias quase cristalizadas, mostrando que as formas de pensar estão ligadas ao contexto histórico e social. Ao longo da pesquisa, foi examinou-se a maneira pela qual alguns sujeitos específicos concebem as representações sociais de meio ambiente, e educação ambiental e, além da importância da geografia para a educação ambiental. A pesquisa foi qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas. Quanto à interpretação de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. As representações sociais foram coletadas de estudantes da Universidade Brasil do campus de Itaquera, na cidade de São Paulo. A amostragem foi intencional com parâmetro de saturação. Concluiu-se, entre outros aspectos, 1) a força da representação social que aponta para a importância da questão ambiental, 2) para a sedimentação da ideia de interdisciplinaridade nos estudos ambientais e, também, 3) para uma representação social que retrata ainda as ciências ambientais afastadas de um paradigma mais crítico.

Abstract

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Psicologia social, Geografia

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por