Ecopedagogia e pedagogia do sentido: diálogos possíveis
Data
2021
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal contribuir com a realização de uma
Educação Ambiental crítica, para discentes e docentes do Ensino Médio, por meio
dos estudos da Logoterapia / Logoeducação. A pesquisa tem abordagem qualitativa
e foi realizada com revisão da literatura. Esta foi embasada em obras do criador da
Logoterapia, Viktor Frankl, autores que a relacionam com a Educação, além de
autores que fundamentam a Ecopedagogia e a Educação Ambiental crítica.
Concluiu-se que os conceitos da Logoterapia / Logoeducação podem contribuir no
processo de mudança da educação, por meio de reflexões sobre seus principais
conceitos; além disso, pode-se concluir que a literatura se apresenta como rica fonte
para o desenvolvimento de estratégias dentro da logoeducação que possam
promover mudanças significativas no comportamento humano a partir a reflexão
crítica da realidade. Como produto da pesquisa, foi criado um livro paradidático que
pode auxiliar o professor a promover discussões e reflexões que colaborem com a
formação integral desses jovens.
Abstract
The present work has as main objective to contribute with the accomplishment of a
critical Environmental Education, for students and teachers of High School,
through the studies of Logotherapy / Logoeducation. The research has a
qualitative approach and was carried out with a literature review. This was based
on works by the creator of Logotherapy, Viktor Frankl, authors who relate it to
Education, as well as authors who support Ecopedagogy and critical
Environmental Education. It was concluded that the concepts of Logotherapy /
Logoeducation can contribute to the process of change in education, through
reflections on its main concepts; furthermore, it could be concluded that the
literature presents itself as a rich source for the development of strategies within
logoeducation that can promote significant changes in human behavior based on
critical reflection on reality.As a product of the research, a paradidactic book was
created that can help the teacher to promote discussions and reflections that
collaborate with the integral formation of these young people.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Logoeducação, Ecopedagogia, Pedagogia do sentido, Abordagem interdisciplinar