Educação ambiental e formação contínua de professores: limites e possibilidades na rede municipal de Caraguatatuba / SP = environmental education and teacher education program: limits and possibilities at municipal schools in Caraguatatuba / SP

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Data

2016

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Universidade Brasil

Resumo

A Educação Ambiental é um campo relativamente jovem, caracterizado por um paradoxo no qual poucos duvidariam da importância de aprender a viver de forma sustentável, de conservar os recursos naturais do mundo e de cuidar da Terra hoje para que as futuras gerações possam atender a suas próprias necessidades e aproveitar a vida no Planeta. A Educação tem sido reconhecida como uma das possibilidades importantes para a conscientização da preservação do meio ambiente através da construção de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para com o meio ambiente e entre os seres humanos. O objetivo central da pesquisa foi investigar a importância da formação contínua de professores para a implementação da temática da Educação Ambiental no currículo escolar. A metodologia utilizada para a pesquisa foi um estudo de caso, realizado na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba – SP, em uma escola de educação infantil e ensino fundamental I, por meio de estudo bibliográfico, análise de documentos oficiais e legais e observação participante. Pôde-se evidenciar, na Secretaria Municipal de Educação em Caraguatatuba - SP, que há uma proposta político-pedagógica para incluir a educação ambiental no currículo escolar e integrá-la interdisciplinarmente. No entanto, de acordo com a pesquisa realizada, foi possível perceber que muitos educadores entendem a importância de se trabalhar a educação ambiental no currículo, mas poucos sabem sobre o tema e como fazer. Sendo assim, propõe-se um projeto de formação contínua de professores, no loco da escola, numa perspectiva crítico-emancipatória, embasada nos referenciais freireanos para a construção de um currículo interdisciplinar para o trabalho com a temática da Educação Ambiental em sala de aula.

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Palavras-chave

Educação ambiental, Currículo crítico-emancipatório, Formação de professores

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