Educação ambiental e formação contínua de professores: limites e possibilidades na rede municipal de Caraguatatuba / SP = environmental education and teacher education program: limits and possibilities at municipal schools in Caraguatatuba / SP
Data
2016
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
A Educação Ambiental é um campo relativamente jovem, caracterizado por um
paradoxo no qual poucos duvidariam da importância de aprender a viver de forma
sustentável, de conservar os recursos naturais do mundo e de cuidar da Terra hoje
para que as futuras gerações possam atender a suas próprias necessidades e
aproveitar a vida no Planeta. A Educação tem sido reconhecida como uma das
possibilidades importantes para a conscientização da preservação do meio ambiente
através da construção de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para com o
meio ambiente e entre os seres humanos. O objetivo central da pesquisa foi
investigar a importância da formação contínua de professores para a implementação
da temática da Educação Ambiental no currículo escolar. A metodologia utilizada
para a pesquisa foi um estudo de caso, realizado na Secretaria Municipal de
Educação de Caraguatatuba – SP, em uma escola de educação infantil e ensino
fundamental I, por meio de estudo bibliográfico, análise de documentos oficiais e
legais e observação participante. Pôde-se evidenciar, na Secretaria Municipal de
Educação em Caraguatatuba - SP, que há uma proposta político-pedagógica para
incluir a educação ambiental no currículo escolar e integrá-la interdisciplinarmente.
No entanto, de acordo com a pesquisa realizada, foi possível perceber que muitos
educadores entendem a importância de se trabalhar a educação ambiental no
currículo, mas poucos sabem sobre o tema e como fazer. Sendo assim, propõe-se
um projeto de formação contínua de professores, no loco da escola, numa
perspectiva crítico-emancipatória, embasada nos referenciais freireanos para a
construção de um currículo interdisciplinar para o trabalho com a temática da
Educação Ambiental em sala de aula.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Currículo crítico-emancipatório, Formação de professores