Possibilidades e limites da participação da terceira idade em ações de educação ambiental: um estudo de caso na Unati Fernandópolis/SP = possibilities and limits of seniors’participation in actions of environmental education: a case study at Unati Fernandópolis/SP

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2016

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Universidade Brasil

Resumo

Todos envelhecem, mas cada um envelhece a seu tempo e modo. O envelhecimento não é doença, mas recebe influências diversas (econômicas, políticas, históricas e sociais) do meio em que o indivíduo vive. Todavia, o envelhecimento pode ser retardado quando a pessoa idosa tende a participar de atividades físicas, que preservam a manutenção das funcionalidades orgânicas e dão ao corpo bem-estar físico e maior longevidade ao idoso; inserir-se em atividades grupais que promovam a interação de indivíduos e possibilitam criar novos contatos sociais e fortalecer laços afetivos, produzindo reflexos em sua saúde psicológica. Tal participação traz efeitos benéficos ao idoso nas esferas física, psicológica, social, portanto, nos aspectos biopsicossociais, o que pode promover-lhe melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo em que lhe possibilita maior longevidade.Esta pesquisase desenvolveu por meio de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, teve por objetivo avaliar as possibilidades e limites da participação da terceira idade em ações de educação ambiental, com um estudo centrado nas atividades dos idosos participantes da Unati Fernandópolis/SP. Os resultados mostraram que a entidade não só oferece possibilidades de inserção do idoso em exercícios ou atividades físicas, como promove atividades que viabilizam melhorias do bem-estar físico, psicológico e social das pessoas de terceira idade, envolvendo-as em projetos e programas voltados para desenvolvimento e manutenção de habilidades funcionais, exercícios físicos, integração social através do lazer, entretenimento e conscientização por meio da educação ambiental e práticas ecológicas.

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Palavras-chave

Idoso, Educação ambiental, Formação permanente

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