Diálogo entre saberes e práticas em educação ambiental em uma escola no município de Macapá/AP = dialogue between knowledge and practices in environmental education in a school in the municipality of Macapá / AP

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Data

2018

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Universidade Brasil

Resumo

Atualmente o debate sobre a educação ambiental e sustentabilidade tem o contexto escolar como elemento problematizador no sentido de promover uma maior conscientização do sujeito inserido em seu contexto sociopolítico, econômico e cultural, por se tratar de uma aprendizagem crítica e construída pelos sujeitos protagonistas a partir de suas vivencias e conhecimentos adquiridos. Este estudo objetivou analisar como se estabelece o diálogo entre os saberes nas práticas em educação ambiental em uma escola estadual localizada no distrito de fazendinha em Macapá/AP. Para refletir sobre a temática, buscou-se fundamentação teórica em autores, como: Freire (1987; 1979; 1996; 1986; 2000; 2001), Leff (2009), Carvalho (2001; 2012), Gohn (2014), Gadotti (2008,1995,2014), Aguiar (2017; 2013) dentre outros. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo, com revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada e observação. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que é possível estabelecer a prática do diálogo entre saberes e a escola um papel transformador na formação do educando, atendendo o critério ético e participativo no processo de ensino aprendizagem.

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Palavras-chave

Saberes, Conscientização, Educação ambiental, Educação crítica

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