A práxis pedagógica no ensino da educação ambiental crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional/TO = the pedagogical practice in the teaching of critical environmental education in a public school of Porto Nacional / TO
Data
2018
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
O presente trabalho objetivou investigar a práxis pedagógica, em uma perspectiva
crítico - emancipatória, com a temática da Educação Ambiental no 5º Ano do Ensino
Fundamental I em uma escola da Rede Pública Municipal da zona urbana de Porto
Nacional/TO. A questão problematizadora que dirigiu esse estudo é assim enunciada:
Como a temática da educação ambiental está sendo trabalhada pelos professores do
5º Ano do Ensino Fundamental I na rede pública municipal da zona urbana de Porto
Nacional/TO? Quais percepções esses professores possuem sobre educação
ambiental? Para refletir sobre a temática, buscou-se fundamentação teórica em
autores, como: Freire (1978; 1987; 1999; 2000; 2001; 2011; 2014) Reigota (2014),
Loureiro (2004; 2006; 2014), Imbernón (2008; 2010), dentre outros. Como percurso
metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho exploratório; para a coleta
dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, três encontros
formativos e por último, a observação participante da práxis pedagógica com o ensino
da educação ambiental crítica, no desenvolvimento de uma ação ambiental com o
tema gerador lixo, com educandos do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola
municipal. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Com o
estudo concluiu-se que é possível um processo de ensino/aprendizagem com uma
práxis pedagógica que possibilite refletir criticamente e problematizar a realidade local,
no sentido de transformar o conhecimento em ações concretas de forma coletiva.
Sendo assim, afirma-se a importância da formação contínua de educadores com esse
enfoque, assim como a implementação de propostas de políticas públicas
considerando-se a urgência das questões socioambientais.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental crítica, Práxis pedagógica, Conhecimento, Participação