A práxis pedagógica no ensino da educação ambiental crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional/TO = the pedagogical practice in the teaching of critical environmental education in a public school of Porto Nacional / TO

Imagem de Miniatura

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Brasil

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar a práxis pedagógica, em uma perspectiva crítico - emancipatória, com a temática da Educação Ambiental no 5º Ano do Ensino Fundamental I em uma escola da Rede Pública Municipal da zona urbana de Porto Nacional/TO. A questão problematizadora que dirigiu esse estudo é assim enunciada: Como a temática da educação ambiental está sendo trabalhada pelos professores do 5º Ano do Ensino Fundamental I na rede pública municipal da zona urbana de Porto Nacional/TO? Quais percepções esses professores possuem sobre educação ambiental? Para refletir sobre a temática, buscou-se fundamentação teórica em autores, como: Freire (1978; 1987; 1999; 2000; 2001; 2011; 2014) Reigota (2014), Loureiro (2004; 2006; 2014), Imbernón (2008; 2010), dentre outros. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho exploratório; para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, três encontros formativos e por último, a observação participante da práxis pedagógica com o ensino da educação ambiental crítica, no desenvolvimento de uma ação ambiental com o tema gerador lixo, com educandos do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Com o estudo concluiu-se que é possível um processo de ensino/aprendizagem com uma práxis pedagógica que possibilite refletir criticamente e problematizar a realidade local, no sentido de transformar o conhecimento em ações concretas de forma coletiva. Sendo assim, afirma-se a importância da formação contínua de educadores com esse enfoque, assim como a implementação de propostas de políticas públicas considerando-se a urgência das questões socioambientais.

Abstract

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental crítica, Práxis pedagógica, Conhecimento, Participação

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por