A educação ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental.
Data
2018
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
Este trabalho trata de analisar como a Educação Ambiental (EA) - que fomenta a
perspectiva interdisciplinar, a crítica, a democracia, o respeito e as práticas sociais -
está introduzida no livro didático de Língua Portuguesa (LP). Sabe-se que a EA deve
ser desenvolvida em todos os componentes curriculares, desta forma, bem pertinente
analisar como o livro didático – proeminente recurso pedagógico - traz tal temática e
se cumpre o determinado no PNLD 2015. A justificativa está relacionada à importância
de analisar como a EA está sendo discutida em outro componente curricular que não
seja tão tradicional ao conteúdo como Biologia, Geografia, Ciência e História, além de
investigar se os livros didáticos de Língua Portuguesa estão sendo construídos à luz
dos documentos legais, que registram a necessidade de desenvolver a temática
ambiental, sobretudo, vinculada à realidade cotidiana, fomentando a participação
coletiva, desenvolvendo a ética e promovendo a cidadania, outrossim estabelecer, por
meio de um material paradidático, novas estratégias para trabalhar a EA nas aulas de
Língua Portuguesa. De tal maneira, priorizou-se, além da exploração dos livros
didáticos, um levantamento bibliográfico: de dissertações no Catálogo de Teses e
Dissertações da CAPES; de leis, decretos e pareceres que tratassem da EA/MA e da
LP; de livros cuja temática da Educação Ambiental fosse o cerne; de documentos que
normatizassem a construção do livro didático de LP; de cartilhas e textos que
guiassem a produção de um material paradidático. Tudo à luz dos princípios
freireanos, porque são fundamentos para uma educação crítica-emancipatória. O
resultado, no tocante à exploração do LD de Língua Portuguesa, foi satisfatório no
aspecto quantitativo, pois nos três livros didáticos analisados percebeu-se que a EA
estava presente na literatura, na produção textual e, raramente, na gramática, porém
de maneira muito superficial, com vasta quantidade de textos e pouca qualidade para
uma reflexão mais profunda. Portanto, a EA está presente no livro didático de LP, mas
desprovido de textos profícuos e de propostas de atividades de mesma perspectiva.Assim, a cartilha Letramento Ambiental surge como mais um recurso de promoção da
Educação Ambiental, principalmente, no componente curricular de LP. Há a
recomendação de estudos afins, especialmente, com enfoque nos
materiais/currículos dos cursos superiores, pois se sabe a necessidade de docentes
da área de Língua Portuguesa formados para trabalhar, com qualidade, a temática
ambiental com os estudantes.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Língua portuguesa, Livro didático, Material paradidático, Paulo Freire