Produção e exportação de ovos de poedeiras comerciais no Brasil
Data
2018
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a evolução da produção e da exportação de ovos
de poedeiras comerciais no Brasil, considerando o período de 2007 a 2017. Para a
execução da pesquisa, foram utilizados procedimentos metodológicos que incluíram,
além da pesquisa bibliográfica e documental, foi feita coleta e análise de informações
obtidas junto às instituições: Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do
Agronegócio (AGROSTAT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(MAPA), Relatórios Anuais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA),
Ministério do Desenvolvimento Indústria Comércio Exterior (MDIC), Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), Food and Agriculture Organization of the United
Nations (FAO) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). A
avicultura de postura brasileira merece destaque no cenário da agropecuária nacional
e está em ascendência no mercado internacional. Em 2016, o Brasil foi o 7º maior
produtor mundial de ovos comerciais e ocupou a 16º posição como exportador
mundial de ovos. Sendo, em 2017, o estado de São Paulo foi o principal produtor
brasileiro, com 29,86% da produção nacional e Minas Gerais, o maior exportador, com
41,28% de representatividade no cenário nacional. Neste mesmo ano, o consumo de
ovos do brasileiro foi de 192 per capita, houve aumento expressivo de 47% durante o
período de 2007 a 2017. Em 2017, as exportações brasileiras de ovos in natura
obtiveram resultado inexpressivo, representando 0,26% do total produzido, mas há
expectativas de melhorias para 2018, com abertura de novos mercados. O Brasil
demonstrou crescimento contínuo tanto na produção, quanto no consumo per capita
de ovos, entretanto, necessita de investimento em novas tecnologias, adequação às
normas de sanidade e segurança alimentar e ainda, maior atuação das agências de
divulgação sejam mais atuantes no mercado de ovos in natura a fim de favorecer o
aumento do consumo e exportação.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Avicultura, Consumo, Galinhas, Mercado, Postura