Produção e exportação de ovos de poedeiras comerciais no Brasil

Imagem de Miniatura

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a evolução da produção e da exportação de ovos de poedeiras comerciais no Brasil, considerando o período de 2007 a 2017. Para a execução da pesquisa, foram utilizados procedimentos metodológicos que incluíram, além da pesquisa bibliográfica e documental, foi feita coleta e análise de informações obtidas junto às instituições: Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio (AGROSTAT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Relatórios Anuais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ministério do Desenvolvimento Indústria Comércio Exterior (MDIC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). A avicultura de postura brasileira merece destaque no cenário da agropecuária nacional e está em ascendência no mercado internacional. Em 2016, o Brasil foi o 7º maior produtor mundial de ovos comerciais e ocupou a 16º posição como exportador mundial de ovos. Sendo, em 2017, o estado de São Paulo foi o principal produtor brasileiro, com 29,86% da produção nacional e Minas Gerais, o maior exportador, com 41,28% de representatividade no cenário nacional. Neste mesmo ano, o consumo de ovos do brasileiro foi de 192 per capita, houve aumento expressivo de 47% durante o período de 2007 a 2017. Em 2017, as exportações brasileiras de ovos in natura obtiveram resultado inexpressivo, representando 0,26% do total produzido, mas há expectativas de melhorias para 2018, com abertura de novos mercados. O Brasil demonstrou crescimento contínuo tanto na produção, quanto no consumo per capita de ovos, entretanto, necessita de investimento em novas tecnologias, adequação às normas de sanidade e segurança alimentar e ainda, maior atuação das agências de divulgação sejam mais atuantes no mercado de ovos in natura a fim de favorecer o aumento do consumo e exportação.

Abstract

Descrição

Palavras-chave

Avicultura, Consumo, Galinhas, Mercado, Postura

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por