Educação ambiental e direito ambiental: proposta de planos de aula
Data
2023
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
A necessidade de adotar uma perspectiva biocêntrica, que deve guiar todas as atividades humanas para evitar um colapso ambiental, demanda uma direção clara. Esse direcionamento pode ser encontrado na análise de princípios voltados para o meio ambiente, capazes de promover reflexão e ação sobre as relações entre uma educação ambiental crítica e as atividades humanas à luz da legalidade jurídica. Dessa forma, evidencia-se a importância da educação ambiental na disseminação desses princípios legais, especialmente entre alunos do ensino médio regular e técnico. Por meio da educação sobre princípios ambientais, é possível fomentar a conscientização sobre a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente, além de buscar alternativas sustentáveis de vida, formando cidadãos ecológicos. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação é elaborar uma proposta de Programa Educativo de Direito Ambiental, com base na criação de planos de aula sobre princípios ambientais, destinados a docentes do ensino médio regular e técnico, especialmente do curso técnico em direito ambiental. A proposta visa oferecer sugestões temáticas, metodológicas e bibliográficas para as aulas sobre o assunto. Como metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa e um delineamento bibliográfico e documental, com a leitura de artigos científicos, livros, doutrinas, códigos e outros documentos, com o intuito de coletar conteúdos programáticos e elaborar um plano de aula que será disponibilizado sem custo para professores e escolas interessadas. Como resultado, apresentam-se 3 planos de aula que poderão ser utilizados na íntegra ou parcialmente a professores do ensino médio.
Abstract
The necessity of adopting a biocentric perspective, which should guide all human activities to avoid environmental collapse, requires clear direction. This guidance can be found in the analysis of principles aimed at the environment, capable of promoting reflection and action on the relationships between a critical environmental education and human activities. In this way, the importance of environmental education in disseminating these principles becomes clear, especially among high school and technical education students. With education on environmental principles, it is possible to foster awareness of the need to preserve and conserve the environment, as well as to seek sustainable living alternatives, forming ecological citizens. In this context, the goal of this article is to elaborate a proposal for an Environmental Law Education Program, based on the creation of a lesson plan on environmental principles, aimed at high school and technical education teachers. The proposal aims to offer thematic, methodological, and bibliographical suggestions for their classes on the subject. As a methodology, a qualitative approach and a bibliographical and documental design were adopted, with the reading of scientific articles, books, doctrines, codes, and other documents, to collect programmatic content and elaborate a lesson plan that will be made available free of charge to interested teachers and schools.
Descrição
Palavras-chave
Meio ambiente, Educação ambiental, Direito ambiental