DSpace Repository

O estágio na formação do professor: contribuição do estudo de caso como processo formativo para o estágio de acompanhamento à criança com deficiência.

Show simple item record

dc.creator Franco, Ricarda Samara França
dc.creator Sousa, Rute Santana
dc.date.accessioned 2023-07-06T14:23:00Z
dc.date.available 2023-07-06T14:23:00Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/702
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.title O estágio na formação do professor: contribuição do estudo de caso como processo formativo para o estágio de acompanhamento à criança com deficiência. pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Lima, Floripes Núbia Oliveira
dc.description.resumo Esse trabalho tem por objetivo refletir o estágio como elemento formativo para o professor. Focaliza o estágio específico para o acompanhamento à criança deficiente que fortalece a prática e formação do docente entendendo a educação inclusiva. O ambiente escolar é o lugar mais expressivo para que ocorra essa formação docente, onde o estagiário aprende a ensinar na prática. Durante estágio pudemos observar as fragilidades e a complexidade das questões relacionadas à inclusão da criança com deficiência, em relação às práticas pedagógicas, e o desafio em trabalhar uma rotina escolar adequada a essa criança. Uma das práticas que possibilita enfrentar esse desafio é a utilização do estudo de caso porque amplia os conhecimentos sobre as necessidades da criança com deficiência e criam-se mecanismos de intervenção, para atendê-las. Nosso estudo propiciou a reflexão sobre a educação inclusiva como um modelo educacional, permitindo-nos pensar as práticas inclusivas como construção de novos saberes a partir dos desafios encontrados no ambiente escolar. A educação inclusiva como um processo em construção, lança um olhar sobre as diferenças, utilizando o estagiário pedagogo como um dos colaboradores dessa construção, estabelece uma relação entre o professor regente da sala e faz-se conhecer a realidade escolar aproximando a teoria e a prática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CH pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics