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A atuação do coordenador pedagógico na escola pública

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dc.creator Tobias, Claudio Mauricio
dc.date.accessioned 2023-01-09T18:53:22Z
dc.date.available 2023-01-09T18:53:22Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/616
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Coordenador pedagógico pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Mediador pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.title A atuação do coordenador pedagógico na escola pública pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Lourenção, Fernanda Garcia Scrocchio
dc.description.resumo A escola contemporânea não pode mais ser considerada um mero instrumento de transmissão do conhecimento como outrora. No passado, entendia-se que a apropriação do saber era condição essencial na formação de uma pessoa para poder exercer uma profissão, bem como uma forma de ascensão das camadas sociais menos favorecidas para aquelas que detinham o poder. A partir do final do século XX, as instituições escolares vem passando por transformações e buscando promover experiências e vivências, procurando acima de tudo produzir cidadãos críticos, através do desenvolvimento intelectual e social, nesta mesma época começou a transição administração escolar burocrática, baseada a meios rígidos de controle do trabalho, organização e o relacionamento interpessoal professor e aluno, para a administração pedagógica, voltada a função formativa no processo educativo. Em meio a essa transição surge uma figura importante para a formação e orientação dos professores e alunos, o coordenador pedagógico ou também conhecido como professor coordenador. A discussão, sobre suas atribuições, no âmbito escolar, mostra-se relevante a medida que o coordenador pedagógico busca ações transformadoras no cotidiano educacional, seja pela troca de experiências em reuniões, formações e acompanhamento dos docentes nas atribuições de suas funções, seja para corresponder aos anseios de uma sociedade que vem cobrando cada vez mais por informações e direitos. Assim sendo, o presente trabalho busca discutir as principais questões relacionadas à atuação do coordenador no processo educacional, seu desempenho na função de mediador junto ao corpo docente, enquanto formador e não fiscalizador, bem como as dificuldades encontradas no desempenho de suas funções cotidianamente. Com base na pesquisa descritiva do tipo bibliográfica, através de levantamentos nos referenciais teóricos em livros, artigos científicos e sites acadêmicos online, concluiu-se a importância na construção de uma escola formadora de cidadãos, visto que ele pode contribuir de forma significativa para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Descalvado - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CH pt_BR


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