DSpace Repository

As dificuldades de aprendizagem sob o olhar psicopedagógico

Show simple item record

dc.creator Silva, Adriana da
dc.date.accessioned 2023-01-09T18:52:10Z
dc.date.available 2023-01-09T18:52:10Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/614
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Olhar psicopedagógico pt_BR
dc.subject Subsídios metodológicos pt_BR
dc.title As dificuldades de aprendizagem sob o olhar psicopedagógico pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Danaga, Nilce Helene Poiatti
dc.description.resumo O objetivo dessa pesquisa é analisar, discutir e compreender as dificuldades de aprendizagem presente nos alunos pertencentes a todos os níveis de ensino, buscando procedimentos didáticos metodológicos que contribuam para o desenvolvimento do indivíduo sob uma perspectiva psicopedagógica. Ela tem como finalidade reconhecer, estudar e procurar meios de solução para as diferentes dificuldades de aprendizagem sob o olhar psicopedagógico e para tanto serão explorados diversos materiais teóricos. Dentre eles, serão considerados aspectos relevantes das dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem na área da linguagem, matemática e as relacionadas ao comportamento, além de ser destacada também a importância da Neuropsicologia na investigação, diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, serão abordados também aspectos da Psicomotricidade em relação à aprendizagem e a importância da memória na aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa em questão pretende auxiliar todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, a fim de ajudar inúmeros alunos com dificuldades de aprendizagem de conteúdos essenciais para que ele possa adquirir novos conhecimentos, habilidades e exercer sua cidadania de forma ativa. Ela será desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica descritiva indireta com uma abordagem qualitativa, a qual não se preocupa com a representatividade numérica, mas com a compreensão e interpretação dos dados coletados nos diversos materiais de autores que tratam das inúmeras dificuldades de aprendizagem, principalmente nas áreas da linguagem e da matemática vistas sob o olhar psicopedagógico. pt_BR
dc.publisher.country Descalvado - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CH pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics