DSpace Repository

Ecopedagogia e pedagogia do sentido: diálogos possíveis

Show simple item record

dc.creator Pagani, Daniele Andréa
dc.date.accessioned 2022-12-04T17:51:33Z
dc.date.available 2022-12-04T17:51:33Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/496
dc.description.abstract The present work has as main objective to contribute with the accomplishment of a critical Environmental Education, for students and teachers of High School, through the studies of Logotherapy / Logoeducation. The research has a qualitative approach and was carried out with a literature review. This was based on works by the creator of Logotherapy, Viktor Frankl, authors who relate it to Education, as well as authors who support Ecopedagogy and critical Environmental Education. It was concluded that the concepts of Logotherapy / Logoeducation can contribute to the process of change in education, through reflections on its main concepts; furthermore, it could be concluded that the literature presents itself as a rich source for the development of strategies within logoeducation that can promote significant changes in human behavior based on critical reflection on reality.As a product of the research, a paradidactic book was created that can help the teacher to promote discussions and reflections that collaborate with the integral formation of these young people. pt_BR
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Logoeducação pt_BR
dc.subject Ecopedagogia pt_BR
dc.subject Pedagogia do sentido pt_BR
dc.subject Abordagem interdisciplinar pt_BR
dc.title Ecopedagogia e pedagogia do sentido: diálogos possíveis pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo principal contribuir com a realização de uma Educação Ambiental crítica, para discentes e docentes do Ensino Médio, por meio dos estudos da Logoterapia / Logoeducação. A pesquisa tem abordagem qualitativa e foi realizada com revisão da literatura. Esta foi embasada em obras do criador da Logoterapia, Viktor Frankl, autores que a relacionam com a Educação, além de autores que fundamentam a Ecopedagogia e a Educação Ambiental crítica. Concluiu-se que os conceitos da Logoterapia / Logoeducação podem contribuir no processo de mudança da educação, por meio de reflexões sobre seus principais conceitos; além disso, pode-se concluir que a literatura se apresenta como rica fonte para o desenvolvimento de estratégias dentro da logoeducação que possam promover mudanças significativas no comportamento humano a partir a reflexão crítica da realidade. Como produto da pesquisa, foi criado um livro paradidático que pode auxiliar o professor a promover discussões e reflexões que colaborem com a formação integral desses jovens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Instituto Científico e Tecnológico da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CB pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics