Abstract:O presente trabalho tem como objetivo principal contribuir com a realização de uma
Educação Ambiental crítica, para discentes e docentes do Ensino Médio, por meio
dos estudos da Logoterapia / Logoeducação. A pesquisa tem abordagem qualitativa
e foi realizada com revisão da literatura. Esta foi embasada em obras do criador da
Logoterapia, Viktor Frankl, autores que a relacionam com a Educação, além de
autores que fundamentam a Ecopedagogia e a Educação Ambiental crítica.
Concluiu-se que os conceitos da Logoterapia / Logoeducação podem contribuir no
processo de mudança da educação, por meio de reflexões sobre seus principais
conceitos; além disso, pode-se concluir que a literatura se apresenta como rica fonte
para o desenvolvimento de estratégias dentro da logoeducação que possam
promover mudanças significativas no comportamento humano a partir a reflexão
crítica da realidade. Como produto da pesquisa, foi criado um livro paradidático que
pode auxiliar o professor a promover discussões e reflexões que colaborem com a
formação integral desses jovens.
Subject:Educação ambiental.
Logoeducação.
Ecopedagogia.
Pedagogia do sentido.
Abordagem interdisciplinar