DSpace Repository

A prática do stand-up paddle nas aulas de educação física: uma estratégia para educação ambiental

Show simple item record

dc.creator Liporoni, Maikon Oliveira
dc.date.accessioned 2022-12-02T12:42:44Z
dc.date.available 2022-12-02T12:42:44Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/388
dc.description.abstract The search for the practice of adventure sports has gained popularity among young people and the general population, having seen the insertion of adventure mode in the Olympic games. Stand up Paddle is a practical modality with a board and a paddle, it can be performed in the sea, pools, ponds, rivers, and reservoirs. The objective of the study was to investigate the practice of StandUp Paddle in Physical Education classes as a strategy to raise the awareness of educators and students about the importance of preserving the environment. The research was developed through a qualitative approach, with bibliographic review on the theme in books, articles, dissertations, and theses. The final product was the construction of a Pedagogical Didactic Manual. It can be evidenced that the pedagogical didactic manual is an alternative to stimulate educators to have a greater interest on the environmental theme, motivation to elaborate other projects and other experiences and with that it allows all the participants to raise awareness about the importance of environmental preservation for the current and future generations. The work with Environmental Education is a proposal that needs to take root in the teaching systems, state and / or municipal, as a valuable curricular practice, during a critical and humanizing perspective, with the horizon of building a less unequal society, fairer and more sustainable. pt_BR
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Preservação ambiental pt_BR
dc.subject Esportes a remo pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação crítica pt_BR
dc.title A prática do stand-up paddle nas aulas de educação física: uma estratégia para educação ambiental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo A busca pela prática de esportes de aventura ganhou popularidade entre os jovens e a população em geral, tendo visto a inserção de modalidade de aventura nos jogos olímpicos. O Stand up Paddle é uma modalidade práticada com uma prancha e um remo, pode ser realizada em mar, piscinas, lagos, rios e represa. Objetivou-se com este estudo, investigar a prática do Stand Up Paddle na aulas de Educação Física como uma estratégia para a conscientização de educadores e educandos sobre a importância da preservação do meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica sobre a temática em livros, artigos, dissertações e teses. O produto final foi a construção de um Manual Didático Pedagógico. Pode-se evidenciar que o manual didático pedagógico é uma alternativa para estimular educadores a terem um maior interesse sobre a temática ambiental, motivação para elaborar outros projetos, outras vivências e com isso possibilitar a todos os participantes a conscientização sobre a importância da preservação ambiental para a atual e futuras gerações. O trabalho com a Educação Ambiental é uma proposta que precisa fincar raízes nos sistemas de ensino, estaduais e/ou municipais, como prática curricular valiosa, no bojo de uma perspectiva crítica e humanizadora, tendo como horizonte a construção de uma sociedade menos desigual, mais justa e sustentável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Instituto Científico e Tecnológico da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CB pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics