Abstract:A busca pela prática de esportes de aventura ganhou popularidade entre os
jovens e a população em geral, tendo visto a inserção de modalidade de
aventura nos jogos olímpicos. O Stand up Paddle é uma modalidade práticada
com uma prancha e um remo, pode ser realizada em mar, piscinas, lagos, rios
e represa. Objetivou-se com este estudo, investigar a prática do Stand Up
Paddle na aulas de Educação Física como uma estratégia para a
conscientização de educadores e educandos sobre a importância da
preservação do meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida por meio de
abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica sobre a temática em livros,
artigos, dissertações e teses. O produto final foi a construção de um Manual
Didático Pedagógico. Pode-se evidenciar que o manual didático pedagógico é
uma alternativa para estimular educadores a terem um maior interesse sobre a
temática ambiental, motivação para elaborar outros projetos, outras vivências e
com isso possibilitar a todos os participantes a conscientização sobre a
importância da preservação ambiental para a atual e futuras gerações. O
trabalho com a Educação Ambiental é uma proposta que precisa fincar raízes
nos sistemas de ensino, estaduais e/ou municipais, como prática curricular
valiosa, no bojo de uma perspectiva crítica e humanizadora, tendo como
horizonte a construção de uma sociedade menos desigual, mais justa e
sustentável.