Abstract:A pesquisa fundamenta-se em uma concepção emancipatória de educação. A
questão norteadora permitiu estabelecer uma relação entre o currículo prescrito
e o vivenciado no cotidiano da educação infantil, a partir de uma pedagogia em
movimento. A pesquisa objetivou investigar como os saberes e práticas
desenvolvidos na educação infantil refletem a concepção crítica do currículo que
compreende a Educação Ambiental e analisar como a concepção crítica do
currículo permite a formação de sujeitos ecológicos transformadores de sua
realidade. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, por meio
revisão da literatura, com análise de documentos em fontes secundárias,
realizada em escola pública municipal de educação infantil da cidade de São
Paulo. Pode-se concluir que a escuta, o protagonismo e a autoria de educandos
e educadores, baseados em uma relação dialógica e participativa são condições
para a efetivação de um currículo crítico com a temática ambiental na educação
infantil. Como produto final, desta pesquisa, foi elaborado um jogo ecológico “A
trilha dos Animais Silvestres”, uma proposta didática para compor o currículo da
educação infantil.
Subject:Movimento Curricular.
Jogo Ecológico.
Saberes da Infância