DSpace Repository

O meio ambiente no meio do mundo: o fazer na educação infantil municipal em Macapá - Amapá

Show simple item record

dc.creator Prazeres, Leticia Gardenia Carvalho dos
dc.date.accessioned 2022-11-28T16:18:01Z
dc.date.available 2022-11-28T16:18:01Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/355
dc.description.abstract The aim of the research was to investigate how the environmental issue can be worked in Early Childhood Education in the public network of the city of Macapá (AP), in a critical perspective based on the conception of Paulo Freire and the approach of Reggio Emília. The study was developed through a qualitative approach, with bibliographic review on the theme and information gathering from secondary sources, in a public school in the city of Macapá (Amapá). It can be observed, through studies and records, that children, in the development of different projects, were always interested, motivated and participants, and thus it was possible to understand different practices in the light of childhood pedagogy, which conceived the child as a key player, who has time and voice, in the planning and execution of all educational practices. The research evidenced the need to elaborate didactic materials for study, deepening and working on environmental issues with children in early childhood education. Therefore, we believe that a didactic booklet can be a promissing alternative, which will stimulate creativity and awaken interest and taste for sustainability, and can infect children with the content of texts and drawings, as well as making them take a critical position in face of environmental problems, reading the world as a poetic and aesthetic field. pt_BR
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Cartilha Didática pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject Protagonismo infantil pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.title O meio ambiente no meio do mundo: o fazer na educação infantil municipal em Macapá - Amapá pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Aguiar, Denise Regina da Costa
dc.description.resumo O objetivo da pesquisa foi investigar como o tema ambiental pode ser trabalhado na Educação Infantil na rede pública da cidade de Macapá (AP), em uma perspectiva crítica fundamentada na concepção de Paulo Freire e na abordagem de Reggio Emília. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica sobre a temática e levantamento de informações em fontes secundárias, em uma escola pública da cidade de Macapá (Amapá). Pode-se observar, por meio dos estudos e registros, que as crianças, no desenvolvimento dos diferentes projetos, mostravam-se sempre interessadas, motivadas e participantes, e assim foi possível compreender práticas diferenciadas à luz da pedagogia da infância, que concebe a criança como protagonista, que tem vez e voz, no planejamento e na execução de toda prática educativa. A pesquisa evidenciou a necessidade de elaboração de materiais didáticos para estudo, aprofundamento e trabalho da temática ambiental com crianças na educação infantil. Sendo assim, acredita-se que uma cartilha didática pode constituir uma alternativa possível, que irá estimular a criatividade e despertar o interesse e o gosto pela temática ambiental, podendo contagiar as crianças com o contido nos textos e desenhos, bem como fazer com que se posicionem criticamente diante dos problemas ambientais, lendo o mundo como campo poético e estético. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Instituto Científico e Tecnológico da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CB pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics