Abstract:O objetivo da pesquisa foi investigar como o tema ambiental pode ser trabalhado na
Educação Infantil na rede pública da cidade de Macapá (AP), em uma perspectiva
crítica fundamentada na concepção de Paulo Freire e na abordagem de Reggio
Emília. O estudo foi desenvolvido por meio de abordagem qualitativa, com revisão
bibliográfica sobre a temática e levantamento de informações em fontes secundárias,
em uma escola pública da cidade de Macapá (Amapá). Pode-se observar, por meio
dos estudos e registros, que as crianças, no desenvolvimento dos diferentes projetos,
mostravam-se sempre interessadas, motivadas e participantes, e assim foi possível
compreender práticas diferenciadas à luz da pedagogia da infância, que concebe a
criança como protagonista, que tem vez e voz, no planejamento e na execução de
toda prática educativa. A pesquisa evidenciou a necessidade de elaboração de
materiais didáticos para estudo, aprofundamento e trabalho da temática ambiental
com crianças na educação infantil. Sendo assim, acredita-se que uma cartilha didática
pode constituir uma alternativa possível, que irá estimular a criatividade e despertar o
interesse e o gosto pela temática ambiental, podendo contagiar as crianças com o
contido nos textos e desenhos, bem como fazer com que se posicionem criticamente
diante dos problemas ambientais, lendo o mundo como campo poético e estético.