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Estudo para incorporação de resíduos de construção e demolição em elemento permeável intertravado

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dc.creator Paviani, Edson Fabio
dc.date.accessioned 2022-11-28T16:17:36Z
dc.date.available 2022-11-28T16:17:36Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/352
dc.description.abstract This is a study on the incorporation of construction and demolition waste for the production of permeable concrete pieces for paving urban areas with pedestrian and light vehicle traffic, aiming to solve two of the biggest problems of modern society: (a) the inappropriate destination solid waste and (b) waterproofing the soil in urban areas. For this, permeable concrete pieces were produced with partial replacement of the natural coarse aggregate by recycled aggregate in the percentages of 20, 40, 60 and 80%. Throughout the study, the dosages and granulometry of the aggregates were modified to find the perfect trace that met the final objective. In the laboratory, the tests were divided into analyzing the mechanical and hydraulic viability of the parts produced with recycled aggregate comparing with the part produced with natural aggregate. Compressive strength tests were performed to analyze the mechanical strength using a hydraulic press. To analyze the hydraulic permeability a variable load permemeter was used. Preliminary results of the research indicated that the use of single-sized aggregates could provide concrete with high porosity, but not of adequate strength, thus fine aggregate was added to the mix, with this change there was a significant improvement in mechanical strength and permeability was appropriate. It was possible to verify that only the line with 20% replacement met the normative reference to the minimum mechanical resistance, while all lines met the minimum requirement stipulated in the current regulatory standard for the permeability coefficient. Thus, replacing up to 20% of the natural coarse aggregate with recycled aggregate is feasible because it also meets the minimum mechanical strength parameters of 20 MPa. The result demonstrates the possibility of reusing these residues, which also results in advantages of an economic and environmental nature. pt_BR
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Pavimento Permeável pt_BR
dc.subject Drenagem Urbana pt_BR
dc.subject Impermeabilização do Solo pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title Estudo para incorporação de resíduos de construção e demolição em elemento permeável intertravado pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Tagliaferro, Evandro Roberto
dc.description.resumo Trata-se de estudo sobre incorporação de resíduos de construção e demolição para produção de peças de concreto permeável para pavimentação de áreas urbanas com tráfego de pedestres e de veículos leve, visando resolver dois dos maiores problemas da sociedade moderna: (a) a destinação inadequada dos resíduos sólidos e (b) a impermeabilização do solo em áreas urbanas. Para isso foram produzidas peças de concreto permeável com substituição parcial do agregado graúdo natural por agregado reciclado nas porcentagens de 20, 40, 60 e 80%. Ao longo do estudo foram modificadas as dosagens e granulometria dos agregados para encontrar o traço perfeito que atendesse o objetivo final. Em laboratório os ensaios se dividiram em analisar a viabilidade mecânica e hidráulica das peças produzidas com agregado reciclado comparando com peça produzida com agregado natural. Para analisar a resistência mecânica foram realizados ensaios de resistência à compressão utilizando prensa hidráulica. Para analisar a permeabilidade hidráulica foi utilizado um permeâmetro de carga variável. Resultados preliminares da pesquisa indicaram que o uso de agregados de tamanho único poderia fornecer concreto com alta porosidade, mas não de resistência adequada, assim foi adicionado agregado miúdo no traço, com esta alteração houve melhora significativa na resistência mecânica e permeabilidade era apropriada. Foi possível constatar que somente o traço com 20% de substituição atendeu a referência normativa à resistência mecânica mínima, enquanto todos os traços atenderam à exigência mínima estipulada na norma regulamentadora vigente para o coeficiente de permeabilidade. Assim, a substituição de até 20% do agregado graúdo natural por agregado reciclado é viável por atender inclusive, aos parâmetros de resistência mecânica mínima de 20 MPa. O resultado demonstra a possibilidade de reaproveitamento desses resíduos, o que resulta, ainda, em vantagens de natureza econômica e ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Instituto Científico e Tecnológico da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CB pt_BR


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