Abstract:Trata-se de estudo sobre incorporação de resíduos de construção e demolição para
produção de peças de concreto permeável para pavimentação de áreas urbanas com
tráfego de pedestres e de veículos leve, visando resolver dois dos maiores problemas
da sociedade moderna: (a) a destinação inadequada dos resíduos sólidos e (b) a
impermeabilização do solo em áreas urbanas. Para isso foram produzidas peças de
concreto permeável com substituição parcial do agregado graúdo natural por
agregado reciclado nas porcentagens de 20, 40, 60 e 80%. Ao longo do estudo foram
modificadas as dosagens e granulometria dos agregados para encontrar o traço
perfeito que atendesse o objetivo final. Em laboratório os ensaios se dividiram em
analisar a viabilidade mecânica e hidráulica das peças produzidas com agregado
reciclado comparando com peça produzida com agregado natural. Para analisar a
resistência mecânica foram realizados ensaios de resistência à compressão utilizando
prensa hidráulica. Para analisar a permeabilidade hidráulica foi utilizado um
permeâmetro de carga variável. Resultados preliminares da pesquisa indicaram que
o uso de agregados de tamanho único poderia fornecer concreto com alta porosidade,
mas não de resistência adequada, assim foi adicionado agregado miúdo no traço, com
esta alteração houve melhora significativa na resistência mecânica e permeabilidade
era apropriada. Foi possível constatar que somente o traço com 20% de substituição
atendeu a referência normativa à resistência mecânica mínima, enquanto todos os
traços atenderam à exigência mínima estipulada na norma regulamentadora vigente
para o coeficiente de permeabilidade. Assim, a substituição de até 20% do agregado
graúdo natural por agregado reciclado é viável por atender inclusive, aos parâmetros
de resistência mecânica mínima de 20 MPa. O resultado demonstra a possibilidade
de reaproveitamento desses resíduos, o que resulta, ainda, em vantagens de natureza
econômica e ambiental.
Subject:Pavimento Permeável.
Drenagem Urbana.
Impermeabilização do Solo.
Sustentabilidade