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Direito à educação especial no ensino superior: o desafio de uma educação inclusiva de qualidade

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dc.creator Dutra, Danckson Costa
dc.date.accessioned 2022-10-25T21:29:47Z
dc.date.available 2022-10-25T21:29:47Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br/xmlui/handle/123456789/102
dc.format PDF pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Brasil pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject Educação especial de qualidade pt_BR
dc.subject Educação especial eficiente pt_BR
dc.title Direito à educação especial no ensino superior: o desafio de uma educação inclusiva de qualidade pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.advisor1 Zanquim Junior, José Wamberto
dc.description.resumo O trabalho consiste em analisar a importância fundamental da atuação das legislações vigentes para a efetivação do direito à inclusão escolar das crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. Visa a verificar se o mesmo fenômeno acontece na educação superior. Muito se fala do conceito de educação especial inclusiva, a forma como essa matéria é tratada pela Constituição Federal de 1988 e as legislações pátria vigentes, mas na realidade, o conceito de inclusão educacional está muito longe de chegar ao objetivo maior que é de formar cidadãos capazes de levar uma vida “normal” diante de suas limitações. O que de fato acontece é uma integração do aluno a escola. O Ministério Público por sua vez, deve agir em defesa dos direitos fundamentais indisponíveis, dentre eles o direito à educação e à inclusão escolar das crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais de qualidade, em todos os níveis. Embora na legislação brasileira, não haja nada de concreto quando se trata de educação especial no terceiro grau, essa por sua vez, fica a cargo das universidades, ou seja, são elas que vão nortear a situação do aluno com necessidade especial. A Constituição Federal de 1988, por sua vez, não dá respaldo de forma específica. O presente trabalho foi realizado sobre uma análise geral e real da educação especial inclusiva, sendo realizado por meio de uma revisão bibliográfica disponível sobre o assunto. pt_BR
dc.publisher.country Descalvado - SP, Brasil pt_BR
dc.publisher.department Universidade Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UB pt_BR
dc.subject.cnpq CSA pt_BR


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