(In)disciplina: a importância das relações sociais, afetividade, família e escola nos diferentes tempos e espaços.

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Data

2020

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Universidade Brasil

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre os desafios encontrados, no processo de busca da disciplina escolar. Através dele há de se esclarecer alguns conceitos relacionados a essa temática, a fim de elucidar as diversas relações existentes entre os sujeitos dessa ação. Pretende-se com este artigo, que a comunidade escolar venha a ter conhecimento, de que a indisciplina está intimamente ligada às dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Os conceitos pesquisados estão fundamentados em teóricos como Aquino e Vasconcellos, dentre outros, que vêm se aprofundando neste tema tão importante para a prática docente. Essas discussões ganharam força há algumas décadas, e torna-se de muita relevância, principalmente quando analisados dentro do contexto sócio-histórico atual, em constante transformação. A pesquisa do tipo bibliográfica, descritiva e de natureza qualitativa, foi escolhida pelo fato de que o esclarecimento acerca das questões ligadas à temática é essencial na busca da disciplina. Torna-se de grande valia analisar, à luz da teoria, como se dão as relações em ambiente escolar, e quais fatores e elementos sociais, influem diretamente em comportamentos indisciplinados dos educandos. Dessa forma, podem-se construir novos conhecimentos e conceitos, sobre a complexa tarefa de buscar a disciplina e a efetiva aprendizagem. Apresentam-se indicações e possibilidades de novas ações para o enfrentamento do problema, e principalmente a importância de novos olhares diante de reflexões do atual momento dos processos educativos.

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Palavras-chave

Indisciplina, Disciplina, Relações sociais, Prática docente, Aprendizagem

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