(In)disciplina: a importância das relações sociais, afetividade, família e escola nos diferentes tempos e espaços.
Data
2020
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Este texto apresenta uma reflexão sobre os desafios encontrados, no processo de
busca da disciplina escolar. Através dele há de se esclarecer alguns conceitos
relacionados a essa temática, a fim de elucidar as diversas relações existentes entre
os sujeitos dessa ação. Pretende-se com este artigo, que a comunidade escolar
venha a ter conhecimento, de que a indisciplina está intimamente ligada às
dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Os conceitos pesquisados estão
fundamentados em teóricos como Aquino e Vasconcellos, dentre outros, que vêm se
aprofundando neste tema tão importante para a prática docente. Essas discussões
ganharam força há algumas décadas, e torna-se de muita relevância, principalmente
quando analisados dentro do contexto sócio-histórico atual, em constante
transformação. A pesquisa do tipo bibliográfica, descritiva e de natureza qualitativa,
foi escolhida pelo fato de que o esclarecimento acerca das questões ligadas à
temática é essencial na busca da disciplina. Torna-se de grande valia analisar, à luz
da teoria, como se dão as relações em ambiente escolar, e quais fatores e
elementos sociais, influem diretamente em comportamentos indisciplinados dos
educandos. Dessa forma, podem-se construir novos conhecimentos e conceitos,
sobre a complexa tarefa de buscar a disciplina e a efetiva aprendizagem.
Apresentam-se indicações e possibilidades de novas ações para o enfrentamento do
problema, e principalmente a importância de novos olhares diante de reflexões do
atual momento dos processos educativos.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Indisciplina, Disciplina, Relações sociais, Prática docente, Aprendizagem