A atuação do coordenador pedagógico na escola pública
Data
2017
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
A escola contemporânea não pode mais ser considerada um mero instrumento de
transmissão do conhecimento como outrora. No passado, entendia-se que a apropriação do
saber era condição essencial na formação de uma pessoa para poder exercer uma profissão, bem
como uma forma de ascensão das camadas sociais menos favorecidas para aquelas que
detinham o poder. A partir do final do século XX, as instituições escolares vem passando por
transformações e buscando promover experiências e vivências, procurando acima de tudo
produzir cidadãos críticos, através do desenvolvimento intelectual e social, nesta mesma época
começou a transição administração escolar burocrática, baseada a meios rígidos de controle do
trabalho, organização e o relacionamento interpessoal professor e aluno, para a administração
pedagógica, voltada a função formativa no processo educativo. Em meio a essa transição surge
uma figura importante para a formação e orientação dos professores e alunos, o coordenador
pedagógico ou também conhecido como professor coordenador. A discussão, sobre suas
atribuições, no âmbito escolar, mostra-se relevante a medida que o coordenador pedagógico
busca ações transformadoras no cotidiano educacional, seja pela troca de experiências em
reuniões, formações e acompanhamento dos docentes nas atribuições de suas funções, seja para
corresponder aos anseios de uma sociedade que vem cobrando cada vez mais por informações
e direitos. Assim sendo, o presente trabalho busca discutir as principais questões relacionadas
à atuação do coordenador no processo educacional, seu desempenho na função de mediador
junto ao corpo docente, enquanto formador e não fiscalizador, bem como as dificuldades
encontradas no desempenho de suas funções cotidianamente. Com base na pesquisa descritiva
do tipo bibliográfica, através de levantamentos nos referenciais teóricos em livros, artigos
científicos e sites acadêmicos online, concluiu-se a importância na construção de uma escola
formadora de cidadãos, visto que ele pode contribuir de forma significativa para o sucesso do
processo ensino-aprendizagem.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Coordenador pedagógico, Educação, Escola pública, Ensino-aprendizagem, Mediador, Formação