As dificuldades de aprendizagem sob o olhar psicopedagógico
Data
2017
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar, discutir e compreender as dificuldades de
aprendizagem presente nos alunos pertencentes a todos os níveis de ensino, buscando
procedimentos didáticos metodológicos que contribuam para o desenvolvimento do indivíduo
sob uma perspectiva psicopedagógica. Ela tem como finalidade reconhecer, estudar e procurar
meios de solução para as diferentes dificuldades de aprendizagem sob o olhar psicopedagógico
e para tanto serão explorados diversos materiais teóricos. Dentre eles, serão considerados
aspectos relevantes das dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem na área da
linguagem, matemática e as relacionadas ao comportamento, além de ser destacada também a
importância da Neuropsicologia na investigação, diagnóstico e intervenção das dificuldades de
aprendizagem. Nesse sentido, serão abordados também aspectos da Psicomotricidade em
relação à aprendizagem e a importância da memória na aquisição de novos conhecimentos. A
pesquisa em questão pretende auxiliar todos os envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem, a fim de ajudar inúmeros alunos com dificuldades de aprendizagem de
conteúdos essenciais para que ele possa adquirir novos conhecimentos, habilidades e exercer
sua cidadania de forma ativa. Ela será desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica
descritiva indireta com uma abordagem qualitativa, a qual não se preocupa com a
representatividade numérica, mas com a compreensão e interpretação dos dados coletados nos
diversos materiais de autores que tratam das inúmeras dificuldades de aprendizagem,
principalmente nas áreas da linguagem e da matemática vistas sob o olhar psicopedagógico.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Dificuldade de aprendizagem, Olhar psicopedagógico, Subsídios metodológicos