A importância da psicomotricidade na pré-escola
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
O desenvolvimento e aprimoramento psicomotor se faz presente em toda nossa vida, e
tudo que realizamos depende do movimento. Este é um processo contínuo que começa no
bebê ainda na vida intra-uterina e termina na morte, ocorrendo em grande parte de nossas vidas
no ambiente escolar, na presença de um professor. Assim, o objetivo principal deste estudo é
entender e verificar o papel do professor na evolução psicomotora de crianças da Educação
Infantil especificamente as de pré-escola, etapa importante na evolução psicomotora da
criança, pois lida com o primeiro contato do aluno com atividades sensoriomotoras e psíquicas
em ambiente escolar. A fase em que a criança está na pré-escola, é de extrema importância
para seu avanço, sendo assim, pretende-se discutir o papel da escola e do professor no
planejamento de exercícios psicomotores que influenciam de maneira eficaz e eficiente o
aprendizado das crianças. Faz parte das funções do professor programar as atividades,
transmití-las com metodologia adequada à faixa etária correspondente, além de estimular o
aluno a desenvolvê-las se apoderando das habilidades e competências previamente planejadas.
Desta forma o aluno se beneficiará, pois receberá estímulo, o que irá contribuir para uma
evolução motora mais eficiente. O estudo em questão está pautado numa pesquisa qualitativa
do tipo bibliográfica, uma vez que busca compreender o desenvolvimento psicomotor, a partir
do levantamento de referências teóricas já analisadas
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento, Psicomotricidade, Papel do professor, Aluno, Pré-escola