A importância do lúdico na primeiríssima infância.

Imagem de Miniatura

Data

2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Brasil

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica buscou destacar a importância do lúdico para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 3 anos. Para sua fundamentação foi tomado como base o que dizem os autores Piaget, Vygotsky, Winnicott, entre outros, que consideram que o lúdico pode desenvolver na criança capacidades como: socialização, criatividade, imaginação e amadurecimento. A pesquisa foi desenvolvida considerando o lúdico, não como única alternativa, mas como ponte para o auxílio a educadores interessados em mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Piaget, Vygotsky e outros autores, conceituam o lúdico não apenas como uma distração ou passatempo, mas uma ferramenta facilitadora no processo do desenvolvimento psicológico, afetivo e cognitivo da criança. Levando em consideraçãoque as inovações no âmbito educacional se fazem necessárias para que a aprendizagem seja efetivamente significativa, utilizar o lúdico como uma das alternativas para o auxílio no processo ensino-aprendizagem foi objeto de estudos da presente pesquisa, visando a possibilitar um melhor desempenho dos educadores na prática docente e nos resultados alcançados. A pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa, que se preocupou com a compreensão, com a interpretação do lúdico nas atividades infantis, do tipo bibliográfica, com o objetivo de descrever as características do lúdico para o processo de aprendizagem da criança.

Abstract

Descrição

Palavras-chave

Lúdico, Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento, Criança

Citação

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por