A importância do lúdico na primeiríssima infância.
Data
2017
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica buscou destacar a importância do lúdico para o
desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 3 anos. Para sua fundamentação foi tomado
como base o que dizem os autores Piaget, Vygotsky, Winnicott, entre outros, que consideram
que o lúdico pode desenvolver na criança capacidades como: socialização, criatividade,
imaginação e amadurecimento. A pesquisa foi desenvolvida considerando o lúdico, não como
única alternativa, mas como ponte para o auxílio a educadores interessados em mudanças no
processo de ensino e aprendizagem. Piaget, Vygotsky e outros autores, conceituam o lúdico
não apenas como uma distração ou passatempo, mas uma ferramenta facilitadora no processo
do desenvolvimento psicológico, afetivo e cognitivo da criança. Levando em consideraçãoque
as inovações no âmbito educacional se fazem necessárias para que a aprendizagem seja
efetivamente significativa, utilizar o lúdico como uma das alternativas para o auxílio no
processo ensino-aprendizagem foi objeto de estudos da presente pesquisa, visando a
possibilitar um melhor desempenho dos educadores na prática docente e nos resultados
alcançados. A pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa, que se preocupou com a
compreensão, com a interpretação do lúdico nas atividades infantis, do tipo bibliográfica, com
o objetivo de descrever as características do lúdico para o processo de aprendizagem da
criança.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Lúdico, Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento, Criança