Formação e atuação do professor da creche
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Brasil
Resumo
Esta pesquisa pretende descrever os aspectos históricos e educacionais para melhor
compreensão do surgimento da creche, além de discutir a formação inicial e a atuação do
professor para contribuição do desenvolvimento infantil na faixa etária de 0 a 3 anos de idade,
bem como, analisar o planejamento, a avaliação e sua função dentro da educação infantil.
Assim, elucidar o papel do professor na formação da criança nesta faixa etária que é de grande
importância e se constitui no foco do desenvolvimento deste trabalho, buscando esclarecer tais
objetivos para a formação adequada de crianças que frequentam o ambiente da creche. Hoje a
creche, é considerada a primeira etapa da educação básica, regulamentada pela Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional de 1996, tem como principal função o educar e o cuidar, ambos
trabalhados em conjunto para o crescimento integral das crianças. Assim sendo, a atuação do
professor na creche para contribuição na formação de crianças de 0 a 3 anos, é de extrema
importância para a o desenvolvimento infantil, pois o crescimento acontece por meio de
avanços e retrocessos e cada criança progride de acordo com o seu processo individual de
aprendizagem. A justificativa para escolha dessa temática a ser pesquisada, deu-se pelas
vivências da pesquisadora nesta etapa de ensino, portanto nessa perspectiva, tem-se a intenção
de expor para a sociedade, a real relevância dessa fase de escolarização e destacar que todos os
aspectos, os estímulos, são bases para que a criança tenha um progresso significativo que
consequentemente refletirá na vida futura. A pesquisa será bibliográfica, do tipo descritiva, com
uma abordagem qualitativa, ou seja, pretende-se no decorrer do trabalho analisar, registrar e
comparar os referenciais teóricos disponíveis em livros de autores renomados, na legislação
pertinente, sites acadêmicos e artigos científicos, com o propósito de contribuir para reflexão e
compreensão da mesma.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Professor, Creche, Desenvolvimento infantil, Formação inicial e atuação