Jiu-Jitsu e educação física escolar

Resumo

O Jiu-jitsu é uma arte marcial que teve seu início há mais ou menos 5.000 anos. Com a chegada dessa arte marcial no Brasil, ela tomou grandes proporções e se instalou nos costumes e cultura do país. O jiu-jitsu é pouco difundido na educação física escolar, mesmo tendo um papel importante no desenvolvimento ético, físico, moral e social de crianças e adolescentes. Com o objetivo deste estudo foi verificar o jiu- jitsu no currículum escolar pois é um esporte cultural do país e importância dele no desenvolvimento da criança. O presente um estudo foi elaborado por meio de referencial teórico, documental e bibliográfica. Como uma ferramenta pedagógica, a arte marcial leva a prática as privações motoras e psicológicas do aluno, os conduzindo a entrar em um trabalho de autoconstrução, autocrítica, auto superação, os preparando cada dia mais, para serem capazes de solucionar e entender seus próprios problemas e os problemas externos. Pode se concluir que alem do objetivo proposto as aulas de educação física escolar possui a função de proporcionar aos alunos, assuntos da cultura corporal. Além disso o conteúdo lutas nas aulas de educação física escolar sofre uma resistência e preconceito da sociedade e de alguns professores que limitam o conhecimento dos estudantes sobre a cultura corporal e os conteúdos que possuem.

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Palavras-chave

Jiu-Jitsu, Educação física escolar, Artes marciais

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