Jiu-Jitsu e educação física escolar
Data
2020
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Editor
Universidade Brasil
Resumo
O Jiu-jitsu é uma arte marcial que teve seu início há mais ou menos 5.000 anos.
Com a chegada dessa arte marcial no Brasil, ela tomou grandes proporções e se
instalou nos costumes e cultura do país. O jiu-jitsu é pouco difundido na educação
física escolar, mesmo tendo um papel importante no desenvolvimento ético, físico,
moral e social de crianças e adolescentes. Com o objetivo deste estudo foi verificar o
jiu- jitsu no currículum escolar pois é um esporte cultural do país e importância dele
no desenvolvimento da criança. O presente um estudo foi elaborado por meio de
referencial teórico, documental e bibliográfica. Como uma ferramenta pedagógica, a
arte marcial leva a prática as privações motoras e psicológicas do aluno, os
conduzindo a entrar em um trabalho de autoconstrução, autocrítica, auto superação,
os preparando cada dia mais, para serem capazes de solucionar e entender seus
próprios problemas e os problemas externos. Pode se concluir que alem do objetivo
proposto as aulas de educação física escolar possui a função de proporcionar aos
alunos, assuntos da cultura corporal. Além disso o conteúdo lutas nas aulas de
educação física escolar sofre uma resistência e preconceito da sociedade e de
alguns professores que limitam o conhecimento dos estudantes sobre a cultura
corporal e os conteúdos que possuem.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Jiu-Jitsu, Educação física escolar, Artes marciais